domingo, 15 de junho de 2008

Observando e aprendendo


Observar pessoas é uma arte que nem todos apreciam ou conseguem entender e praticar. Pois bem, eu adoro observar todo tipo de pessoa, acho interessantíssimo desde criança.

Eu reparo em exatamente tu-do em alguém, tudo mesmo! Se você tem um dente 10 graus torto para a direita que nem a sua mãe reparou, eu vou reparar. Se você quebrou um pedacinho da unha do pé e ta com 1 mm do esmalte lascado, eu também vou reparar. Além de uma ótima observadora, sou hiper detalhista. Para mim, os detalhes importam muito mais do que a coisa em si. São eles que nos revelam as partes mais importantes de alguém, se assim pode-se dizer, e também as mais ocultas. À medida que você vai convivendo com uma pessoa, você descobre sempre coisas novas sobre ela, boas, ótimas, ruins e péssimas; e são os detalhes que revelam isso tudo.

Há quem fale que eu sou maluca por falar algumas coisas em relação a algumas pessoas, mas depois de um tempo descobrem que eu estou com a razão - e isso acontece aproximadamente 98% das vezes. Podem até não admitir por vergonha ou orgulho, mas eu sei que elas sabem que eu estou certa. O que posso fazer se eu consigo perceber coisas que a maioria dos outros humanos não conseguem, não é? Eu tento ajudar e alertar, mas se não me ouvirem não posso fazer nada. Outras vezes, elas não conseguem perceber mesmo ou não querem ver.

Se há uma coisa que eu adoro fazer é ficar parada num lugar, só vendo as pessoas passarem. Parece bobo e inútil, mas é divertido. Você vê cada coisa bonita, bizarra, nojenta, legal e engraçada! Por exemplo: sabem aquelas mesinhas que ficam em frente ao Mc Donald’s de sorvetes nos shoppings? Então, ali é o lugar perfeito! Aqui no Rio tem um shopping que essas mesinhas ficam em frente às escadas rolantes de descer e subir, o que é mais perfeito ainda. Já vi gente bolinando, tirando meleca do nariz e grudando na escada (sim!), batendo no filho, tropeçando, tentando disfarças certas situações, e por aí vai. Fora que passa todo tipo de gente por ali, são mais detalhes para o meu olhar detalhista. As pessoas possuem jeitos – de falar, de mexer as mãos, de olhar, de andar, de espirrar, de mexer os lábios, de segurar objetos, etc - e manias muito interessantes de serem observados. Eles revelam muito sobre a personalidade de uma pessoa, mas é preciso saber enxergar além para entendê-los.

Quem sabe observar além do óbvio ganha muito mais, pois, assim como temos duas orelhas para ouvir, temos dois olhos para enxergar, mas continuamos com apenas uma boca, para menos falar.

25 comentários:

Dama de Cinzas disse...

Sou extremamente observadora para traços de personalidade e humor das pessoas, para isso eu tenho um "radar fino", mas para detalhes do visual, muita coisa eu deixo passar.

Mas eu trabalho com uma menina que ela nota a cor do esmalte que vc pintou a unha do pé, na hora que a gente entra na sala! Caramba, fico impressionada!

Beijos

Ariana disse...

Também sou bem observadora!
Mas sou do tipo"

"so observo não falo nada!" rsrs
(logico que depedendo da pessoa ,lugar eu falo sim!

Beijo
Otima semana pra ti!

Mariana disse...

Eu sempre fui muito observadora...

mas dpois de cinco anos de faculdade de psicologia eu estou bem mais treinadinha..!!!

beijosss

Camilla disse...

Nossa, que linda essa foto!!

E é, observar é comigo tbm...

E fala sério né, ser cult não tá com nada meeeesmo haha

Beijoo

JoaoLuis disse...

Sou viciado em observar as pessoas.D
Adorei seu blog \o/

Nadezhda disse...

Observo bastante as pessoas. Não fico tantando descobrir o que elas são, ams o que elas poderiam ser. Estranho, mas eu gosto ;)

.:Noxz:. disse...

Nossa...
Observar...
É gostoso...
As vezes...
Dá uma sensação de nos tornamos cumplices sem ter a minima de culpa ou envolvimento com o caso...

Mas tenho medo...
Mesmo assim as vezes a observação me dá medo...


Otima semana...
By_Noxz / zLocked

.:Noxz:. disse...

Conseguiu sobreviver o dia fatídico???
Deu tudo certo???
Espero que sim ^^


Have Fun!!! ^^
By_Noxz / zLocked

Olhos Virtuais disse...

Caraca, eu sou muito igual a vc, observo muito as pessoas e os comportamentos e gosto disso pq é possível descobrir muito das pessoas só observando...

Adorei a observação das meninas em frente ao MC do Shopping rsrsr

Boa semana
bjs

T disse...

Eu queria ser bem mais observadora,
acho essa uma qualidade das mais fodas existentes. Observar é aprender em silêncio, é ter a percepção de certas coisas que a maioria das pessoas não teem.
Adorei o post, baby ;*

Nathália disse...

Menina, bate aqui o/
Eu fico horas parada na rua observando as pessoas.

E depois de duas ou três conversas co alguém, sinto que já sei bastante coisa sobre a pessoa. Só de observar.
Me prendo demais aos detalhes.

Beijo!

Aninha disse...

- É... ou não!
AIJEAHEAUHEAUHEAUHAUE
brigada pela visitá!
aah, já tah linkada também, gostei daqui!!

beeijos floorzinhá!

Fernanda Fronza Fotografias disse...

Oh se vai :P
hehehe
ei, onde moras?

@lindo seu cantinho!^^

PAZ

beijao

Lays disse...

"Se há uma coisa que eu adoro fazer é ficar parada num lugar, só vendo as pessoas passarem. Parece bobo e inútil, mas é divertido."
Eu também fico assim, autistando. É muito bom.

Camila disse...

Observar é muito importante... é uma arte eu diria!
É muito dificil... pois observar leva a pessoa a pensar. E a maioria não gosta de pensar, prefere apenas falar.
Belo post
Beijo
=)

TOOP disse...

Eu me considero uma boa observadora.
E adoooro ser assim e percebe-los diferentes todos os dias.

Aprendendo sempre.
;)

Suelem de Oliveira disse...

Passei pelo seu blog!
Adorei o texto! Também me considero uma observadora...Mas não tão detalhista como você! rs...
Quando der, passe pelo meu blog e dê o seu palpite...pelo jeito você é bem sincera...e eu não ficarei magoada não!
Abraços...
Suelem...

Layana. disse...

POxa, primeira vez que e venho aqui e já leio um post' desses ? Ual, você escreve muito bem muulher. Continuee assim que eu voou continuaar visitando aqui, apropósito.. eu não sou nada detalhista, acho que éh por isso que sempre me engano em relação as pessoas.

Beijoo

Jeniffer Santos disse...

oie flor...
desculpa a demora...claro que pode linkar!
;D


eu adoro observar as pessoas e os lugares tb...fico viajando...calada na minha,mas sempre observando!

beijos!

Sujeito Oculto disse...

Isso ajuda na criatividade para escrever. Eu faço diferente: reparo alguns detalhes e traço o perfil da pessoa. Provavelmente todo errado.

Vinícius Aguiar disse...

Nossa!! deve existir os dois lados de ser assim né... tem o lado bom, e o lado ruim, como todas as coisas... mas confesso que admiro uma pessoa que sabe "ver além" observar, desde que esses pré-julgamentos não diminuam o outro sem que este mereça!
ah, valeu pelos comentários viu...adoro seu blog! Beijos!

★. Marii .★ disse...

é legal observar as pessoas pra poder rir depois (:
haiuhaoahauiahu
capaz
mas é importante observar mesmo
manias... cada detalhe :B
Beeijooos =**

Idylla disse...

Essas comida da roça tb n gosto muito n, tipo canjica, pamonha eco, e esses bolos de puba etc..isso n gosto n!! agora amendoim, milho assado e cozido hum....e as outras guloseimas eu gosto muitooo...
hauhauhauhau

bjo e feliz sj

Solitude disse...

Nunca presto atenção em nada.
as coisas acontecem sempre diferentes e pra mim nada muda =\

Aninha disse...

Flor, a-d-o-r-e-i o texto, me identifiquei mesmo com ele...
Eu sou muito observadora... e adoro ficar olhando pras pessoas e tentando ver os mínimos detalhes das mesmas... é interessante, vemos cada coisa ^^

beeijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...