quarta-feira, 30 de julho de 2008

Finais mal acabados


O assunto de hoje ainda é cinema. Mas vou falar sobre os finais dos filmes.

Tudo começou quando eu fui ontem no cinema com uma amiga ver ‘Do Outro Lado’, um filme turco-alemão-italiano cuja sinopse é:

Nejat não queria aprovar o relacionamento de seu pai com uma prostituta, Yeter. Mas ela é uma boa mulher. E ele descobre que Yeter envia constantemente dinheiro para a Turquia, a fim de pagar os estudos da filha. Mas Yeter morre inesperadamente. Nejat decide viajar a Istanbul para procurar a jovem. É quando fica sabendo que Ayten fugiu da polícia turca e está na Alemanha. Nejat fará de tudo para encontrá-la, mas vai enfrentar muitas dificuldades.

Parece interessante, não? Sim, e é. Por ser europeu, o longa não é super agitado, mas tem a agitação necessária para o filme ser interessante e fazer seus olhos se fixarem na tela. Na verdade, a prostituta Yeter é morta acidentalmente pelo pai de Nejat quando estava bêbado e ele é preso por isto, fazendo com que seu filho fiquei com raiva e pare de falar com ele, até depois que sai da prisão.

O filme mostra a busca de Ayten (filha da prostituta) pela mãe, enquanto é perseguida por seus ideais revolucionários, ao mesmo passo que a mãe sente saudades dela e o pai de Nejat sofre um enfarte. Nesse meio tempo, Ayten foge para a Alemanha, conhece Charlotte (com quem tem um caso homossexual), vai morar com ela, é reconhecida pela polícia alemã como revolucionária turca, é julgada, presa e deportada para a Turquia. Charlotte vai para a Turquia a fim de ajudar Ayten e a mãe lhe suspende as ajudas financeiras - pois não aprova a filha largar os estudos para ir atrás de uma mulher que mal conhece. Nessa situação, ela conhece Nejat e aluga um quarto em sua casa, sem saber que o mesmo está à procura de Ayten para ajudá-la com os supostos estudos.



Enfim, o filme é feito de muitos encontros e desencontros entre Nejat e Ayten, ou seja, ficamos o filme todo esperando pelo encontro dos dois. E cadê que ele acontece? Pois é, ele não acontece!!
(Ah desculpa, gente, vou ter que contar o final. Saber o final nunca me fez perder a vontade de ver um filme.)
O filme termina com Nejat sentado na areia esperando o pai voltar da pescaria. Sentiu-se arrependido por ter tirado o pai de sua vida e resolveu procurá-lo para fazer as pazes. Quando chegou onde o pai estava morando, uma senhora lhe falou que estava pescando. Então resolveu esperar sentado na areia. É assim mesmo que termina o filme! Fica a cena dele sentado na areia e ele nem sequer se mexe! Um dos piores finais que já vi. Poxa, pelo menos mostrasse o encontro dele com o pai né, mas nem isso. O que eu e todo mundo no cinema esperávamos era que Nejat e Ayten se encontrassem no final. Eu e minha amiga ficamos revoltadas. Quando a cena do Nejat sentado na areia apareceu na tela e percebemos que aquele era o final, ela olhou pra mim com uma cara de espanto e falou “esse é o final?!”. Aí eu falei “tá de sacanagem que esse é o final né!”. Pois é, era o final. Acho que todo mundo ficou revoltado também, porque todos continuaram na sala mesmo com o cara parado, sentado na praia. Estavam todos esperando um final melhor, lógico, mas não foi o que o diretor quis nos proporcionar. E quem falar que esse final foi genial e que o autor/diretor ou quem quer que seja é um gênio, apanha! Detesto gente cult que acha que sabe sobre cinema e fica inventando coisas para se mostrar muito inteligente. É óbvio que no final Nejat fez as pazes com o pai e, ao voltar pra casa, encontrou Ayten lá e começou a ajudá-la, mas poderia ter mais coisas também. Eu, por exemplo, acho que seria legal que os dois terminassem juntos. Tem vários complementos para o final, mas o diretor resolveu deixar apenas por conta da nossa imaginação. Alguém diz pra ele que a gente vai ao cinema pra VER?! Se eu quisesse imaginar, estaria em casa lendo um livro em vez de gastar dinheiro indo ao cinema.

Todos os meus filmes favoritos possuem bons finais - na minha opinião, claro. Se o filme inteiro for bom e o final for péssimo, pra mim, perde o encanto. O final é o desfecho do filme, é uma parte crucial dele. Portanto, este precisa ter conteúdo também. Eu queria lembrar de alguns filmes com o final ruim para citar aqui, mas só consigo lembrar dos que achei ruins. Até quando eu gosto de um filme, às vezes não lembro direito como ele é, só me lembro de algumas partes e de que gostei. Quando o filme é ruim então, aí mesmo que não lembro, só lembro que não gostei mesmo e as piores cenas.

Selinhos!
A Princesiiinha me deu mais um selinho, o Prêmio Dardos! Ele não tem nada escrito, mas acho ele lindo e expressivo. Muito obrigada! Adoro saber que você gosta do meu blog :)




Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra cada dia em seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
O Prêmio Dardos tem certas regras:
1. Aceitar exibir a distinta imagem.
2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio.
3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o Prêmio Dardos. (nossa, quanto blog! Haha)

Agora tenho que repassar esse ‘Prêmio Dardos’ para 15 blogs, então lá vai:

Nadezhda
Dama de Cinzas
Nathália
Aninha
Tiago
Maldito
Jéssica
LP
Igor
Lays
Nega
Flávia
Marii
Camilla
Ariana


A Ariana me deu um selinho também! Muito obrigada, linda!



Repassando para:
T.
Jeniffer
Nina

Update
A Nega me passou mais um selinho - Blog de Ouro - também, mas como eu já tenho, não vou postá-lo de novo aqui, só vou agradecer pela indicação. Muito obrigada, viu? :)

25 comentários:

lpzinho disse...

Olhaaa eu em primeiro lugar! X)


Post excelente, pra variar.. heheh, mas eu hj to vazio pra escrever mta coisa... então, volto amanhã copm a cabeça mais leve!!
Beijoo Raissa querida! =)

Solitude disse...

Ei po, malz te responder só agora... tava sem tempo pra entrar na internet =\
obrigado pelos selos!
=*

Nadezhda disse...

Sempre que vou ver um filme europeu, não crio expectativas, pois sei que os finais são surpreendentes. Não que todos sejam bons, mas não se entregam a mesmice dos finais. E eu gosto disso. Não vi esse ainda, então não posso falar sobre ele!

Obrigada pelo selo ;)

.a negra. disse...

aaah muito obg flôr!

vou lembrar de repassar pra os 15 viu!
;)


e valeu pela dica do filme...agora já sei que não vou ver!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijus

Maldito disse...

Eu tb não ligo se me contam o final do filme,... até prefiro,...assim evito surpresas desagradaveis.
Obrigado por ter lembrado deu,...
Mais um selo!

Bjs!

Vinícius Aguiar disse...

Eu não entendo muito de cinema, mas acho que surpreender no final é sempre legal... hehehehehe
aposto que se tivesse a versão II do filme todo mundo iria assistir, ou não???
beijos!

Camilla disse...

Ahh brigada pelo selinho, querida!!
E fiquei curiosa, vou ver o filme...

Dama de Cinzas disse...

Eu não ligo se o filme tiver um final chatinho, desde que ele tenha me prendido desde o início. Eu tenho muito problema de concentração e não é qualquer filme que me encanta...

Lindíssimaaaaa! Ameeiii mais esse selinho! De paixão!!! Adoro esse carinho! Mil beijos pra ti!

Flah disse...

Olha, pode parecer piegas.... mas eu adoro finais felizes. Sou do tipo que se frustra com finais "não finalizados". Talvez isso venha da minha natureza de canceriana romântica e perfeccionista, daquelas que tem aversão a subentendimentos. Ou do medo que tenho de ter de conviver com assuntos mal-acabados.

Parabéns pelos presentes! E obrigada por lembrar de mim... impossível não ficar bobona, rs...

Beijo!

Jeniffer Santos disse...

opa...selinho p mim!
\o/
ebaaa!
obrigada flor!
bom fds!

O Equilibrador de Pratos disse...

Excelente blog. Virarei assíduo aqui. Acho que pode rolar uma interação legal entre nossos blogs. Confere lá também e me procura (Jurandir).

- O Equilibrador de Pratos -

O que os homens pensam?
Relacionamentos. Teorias. Discussões. Comentários. Mulheres. Sexo. E pratos equilibrados em varinhas. WHY so SERIOUS?

3 amigos (B. Sacamano, Hannibal e Jurandir, pseudônimos, claro) que resolveram fazer um blog tratando de assuntos que abordam o "Universo Homem + Mulher = Relacionamentos". Retrata todos assuntos citados acima, com textos bem escritos, humorados, ácidos, sarcásticos, irônicos e, sinceros ao extremo. Vale dar uma conferida. E que atire a primeira pedra quem não se identificar com algo.

Blog: www.oequilibradordepratos.blogspot.com

PS: por que o nome "O Equilibrador de Pratos"? Entre no blog e descubra. Será um "soco no rim". No bom sentido, é claro.

Aninha disse...

- puxa, puxa, que honrra :)
muuuuito obrigadaaa!
HAHAHHAHAHAHAHAHAH

sobre o filme... uma amiga assistiu e disse nessas palavras pra mim "ESSE FILME É UMA M*RDA" mais eu nunca acredito quando me dizem isso, HAHAHHA domingo vou no cine assistir e ver se realmente é um m*rda :)

Ahh, aluga esse filme viu, é super liindo.. emocionante, aai, perfeito!

Beeeijos

Tatah Marley's Confissões disse...

adorei a sinpse, outro que tbm pretendo ver!
o problema é que aqui nos cinemas de BSB nao chegam esses filmes!
:/

mais vo tentar baixar..
beeeeeijo grande
;*

Mii Shoji disse...

Ótimo post!
Aqui eu creio que não está passando, mas vou procurar.
Parabéns pelos selinhos!
Bjs.

Junkie careta disse...

Vou alugar hoje mesmo. Não me incomodo de saber o final. Acho que às vezes a proposta do diretor é mostrar uma verdade que é o fato que os finais felizes não acontecem sempre. Acho que são muitas propostas além dessa , até mesmo a de mostrar um final feliz.

Olha só,
Quando você tiver um tempinho, passe lá na minha página. Nesse último jornal,digo post, eu falo sobre a história que há por trás de cada música, o que a inspirou e às vezes não sabemos. Falo de Bowie,Blur, Velvet Underground,Verve,Placebo,Joy Division, Bob Dylan, Arcade Fire, U2, Smiths,Caetano, Milton,Gil e outros.

Acho que você pode gostar.

Aguardo sua visita

Grande abraço

Nathália disse...

Tem muito tempo que não vejo um bom filme. Tenho que me atualizar.

Parabéns pelos selos.
Beijo!

Mariana disse...

Parabens pelas indicações!!!


beijos

Lays disse...

Como disse Maquiavel: "Os fins justificam os meios"
Portanto, se o fim é ruim; o meio acaba tornando-se, no mínimo, sem-graça.

Beijos

P.S: Obrigada pelo Selinho.

Mary West disse...

Sim sim, tb fico meio confusa quando os filmes naum tem um final mais aparente. Mas ach oque chega até dar um charme a mais e isso é bem típico dos europeus mesmo.

lpzinho disse...

Então.. eu tava devendo aparecer por aqui de modo mais decente!
Fiquei com vontade de ver este filme tb... aliás, cinema europeu eu adoro.. mesmo qdo são filmes chatos hauahau, pq é sempre uma visão diferente daquela praticada pelo comercialíssimo cinema americano(que eu acho o máximo, adoro e defendo até a morte eheh mesmo os piores tb).
Acho que cinema nunca é demais... e mesmo aquele filme q a gente odeia ter assistido, sempre vale à pena.
Bom... então, eu fiquei curioso com este filme e o anterior. Assim q der espero ter como assistir!!
Saudade sempreee, viu Raíssa!
Te adoro..e admiro mais e mais à cada emoticon, texto, letra, etc ehehe
Beijooo.. bom FDS!!!

Tatah Marley's Confissões disse...

Suas opiniões no meu blog são fantásticas!
gosto muito do teu ponto de vista!
e eu concordo que aqui no Brasil nao dá pra legalizar meeeeesmo!
o país tá uma porcaria, nao tem a estrutua que a holanda tem.
E sobre estilos musicas.. é mesmo, as pessoas ecleticas sao uma fugida da regra, mais mesmo hoje em dia me deparo com mto preconceito quanto a isso..
e vamo combinar.. é errado mesmo flar que funk ´comparadoa 'putas', mais vai num baile funk pra tu ve?
o que tem de mulher mal vestida, que como eu disse sai fazendo (não dançando) o créu na frente de todo mundo nao tá escrito..!
:O
é podreeeeeeeeeee!
\õ/

beeeeijo adoro aqui!

Nataliinha disse...

Muito obrigado pela indicação de não veja esse filme .

Alias, odeio filme europeu . Nunca tem final decente .
Uma vez,vi um na minha aula de espanhol do colégio .
Qd fica interessante,acabou, sem uma lógica e um fim coerente .
Odiei !


Selos .

ADORO !

Bjs =*

Clecia disse...

Oi,Raíssa! Tudo bem? Gostei deste post, pois ontem vi um filme com o final que me desagradou.No entanto,eu amei o filme mesmo assim. Postei sobre ele agorinha. Passa lá para conferir, tá? Creio que já deve ter visto este filme. Ah! Obrigada por me avisar dos selinhos oferecidos a mim no post do dia 27! Tive uma semana tão cheia e não pude visitar os amigos. Adorei os selinhos! Obrigada! Bjos e bom domingo!

T disse...

Primeiro: obrigada pelo selo querida! postarei em breve!

Segundo: Seu blogger é um dos meus preferidos. Prontofalei.

BEIJOOOOOOO :*

lpzinho disse...

R A Í S S A !


Querida, adorada e iningualável amiga perfeitinhaaaa!!!
Td bem?
Desculpeee ontem eu salvei, publiquei o post mas não LINKEI seu blog.
O fato é.. já consertei o erro eheheh.. aliás, fiz isso de madrugada! Mas depois apaguei!
Bom.. to passando como sempre, pra dar uma olhada no blog... reler umas coisas e confesso que tb entrei pra olhar os slides! Adoroooo as sus fotos querida amiga!!
E te adoro por tabela tb!
Beijo com carinho e sempre mta saudade! ^^

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...