domingo, 27 de julho de 2008

“Ninguém vive a paixão impunemente.”

Vi “Nome Próprio” hoje (sábado) e adorei. Achei que teria mais a ver com o mundo blogueiro quando vi o trailer, mas gostei da abordagem dada aos blogs, mostrando como estes podem afetar a vida das pessoas. Se antes de ver “Nome Próprio”, eu já gostava da Leandra Leal, agora gosto ainda mais. Ela se supera a cada trabalho, e admiro a coragem dela em expor tanto o seu corpo, que mesmo não sendo perfeito possui a sua beleza, como agora. Ela se entregou totalmente de forma física e mental no papel de Camila, tornando-a humana. O filme tem muitas cenas de sexo (quase ou) explícito e outras – muito bem feitas por sinal – que deixam por conta da nossa fértil imaginação. Muitos vão achar o filme sem graça, porque só quem já passou por algo que a protagonista já passou ou que pensa e/ou sente como ela consegue entender completamente a intenção do filme. Muitos outros vão achar o filme excessivo, mas de excessos é feita a intensidade; e eu adoro tudo o que é intenso. Por isso gostei muito do filme, me identifiquei com certas partes dele e até um pouco com a Camila, excetuando-se os fatos dela beber, fumar, se drogar, ser porra-louca, ser super impulsiva e ter uma vida completamente instável. Ok, do jeito que descrevi parece que não tenho nada a ver com a personagem haha. Assim como ela tem um lado que considero um tanto quanto estranho (que inclui atitudes que não acho nada legais), ela também tem um lado muito humano que me agrada. É essa mistura que torna Camila uma personagem tão intensa e tão diferente de outras que já vi.

O filme mostra instabilidade emocional, paixão, (muito) sexo, sofrimento, ilusão, desejo e amizade; como tudo isso se mistura na vida de uma pessoa. Ao mesmo tempo que Camila quer viver uma grande e intensa paixão, ter um porto seguro, alguém para dividir a sua vida, também quer ser livre, ter liberdade para seguir seus impulsos e desejos momentâneos sem ser cobrada depois. E sofre com tudo isso, até porque ninguém vive a paixão impunemente.

O longa é repleto de frases prontas, claro, umas fracas e outras muito boas. Algumas me chamaram mais atenção, mas não me lembro de todas. As que lembro e as que encontrei pela internet:

"Ficção não acontece contigo o tempo todo? Então me reescreve."

"O problema é que eu fico achando que caos é ordem."

“Nada me resta
senão me perder em você, senão morrer um pouco, senão gozar sem saber do que se goza.”

Queria lembrar das outras de que mais gostei, mas ainda não consegui. Caso me lembre, posto num update do post.



Sinopse
Nome Próprio conta a história de uma jovem mulher que dedica a vida à sua paixão, escrever. Camila é intensa, complexa e corajosa. Para ela, o que interessa é construir uma trajetória como ato de afirmação. Sua vida é sua narrativa. Construir uma existência complexa o suficiente para se escrever sobre ela.

Nome Próprio é um filme sobre a paixão de Camila. De sua busca por redenção. Quer a literatura como ato de revelação. Para tal, cria vínculos. Carente, os destrói. Por excesso. Por apego. Por paixão.

Nome Próprio é o olhar sobre uma personagem feminina que encara abismos e, disso, retira a força que necessita para existir. Para Camila, a vida floresce das cicatrizes de seu processo de entrega absoluta e vertiginosa.

Vale a pena ver. Eu recomendo!

Mais e mais selinhos!

A Aninha me ofereceu mais este! Obrigada, mais uma vez!

E a Nadezhda me ofereceu estes outros. Muito obrigada pelos presentes! :)


Repasso os 3 selos agora para:
Igor
Lívia - como uma tentativa da minha querida amiga desabandonar o seu blog hehe
Solitude
Clécia

37 comentários:

Vinícius Aguiar disse...

Pela forma como vc falou do filme, realmente me atraiu muito... vou assistir! E olha que eu num sou muito chegado a cinema não, mas contando desse jeito, no mínimo vc me deixou curioso... hehehehhe
beijos linda!

Dama de Cinzas disse...

Interessante, deu vontade de assistir!

Beijos

Thaís disse...

nem tinha visto falar nesse filme (desatualizada.com) mas pelo que vc escreveu deu até vontade de assistir ;*

Tatah Marley's Confissões disse...

Nossa, voce falou de um jeito tão perfeito, que eu acho doentio alguem nao ter curiosidade de assisti-lo!
'excetuando-se os fatos dela beber, fumar, se drogar, ser porra-louca, ser super impulsiva e ter uma vida completamente instável.'

Essa sou eu ?!
Mel Deus, eu todinha nessa descrição, quero alugar..!
o problema eh que a locadora aqui perto de casa é tao ruim, que eu duvide que tenha essa filme.. mais se nao tiver, eu compro!

obrigada pela visita ao meu blog!
passarei aqui mais vezes!
;*

lpzinho disse...

Oiee Raíssa!!!!

Bom final de dia! Hueheu... nem consegui hj ficar perto de um computador, as confesso que mesmo saber da atualização e dos slides, eu tava com saudade de te ler!
E... cá estou outra vez! Adoreei o post e fiquei com uma mega vontade de ver o filme. Mta gente não gosta de cinema nacional e eu me encaixo de certa forma nas estatísticas, pq uma quase totalidade deles recorrem às cenas de sexo e pobreza para contar suas histórias, ou violência com muito palavrão como se esta fosse a senha para conseguir produzir a sétima arte no País. Porém, sou testemunha de que existem filmes bons e de qualidade que não precisam apelar, ou que usam estes recursos mas sem pensar na bilheteria. Fiquei curioso pra ver este filme. E seja como for, vale ver para poder comentar.
Adoreeeeei o seu novo slide, alí do ladinho... não só pelo efeito, mas pq sinceramente vc não é apenas LINDA, mas é sim fotogênica demais!!
Arrasou de verdade!!!
Amiga... parabéns pelo blog novamente e obrigadissimooo pela amizade! Bom final de domingo e excelente semana!! ^^

Delfim peixoto disse...

Merecia um selinho meu, pois amei seu blog, mas não sei fazer esse quadrinho... fica a intenção

Nadezhda disse...

nem sabia da existência do filme. Mas é uma boa dica. Eu tbm a acho muito bonita. (De cabelo curto ainda mais).

Parabéns pelos selos ;)

Felícia Alcântara disse...

Parece bastante interessante a história. Vou procurar assisti-lo hehe! Parabéns pelo post e também pelo blog hehe! Bjs! ;)

vinicius disse...

Lindo demais seu cantinho..rsrs gostei demais! venha até o DIARIO tbm e esperamos q vc goste ta bom!... Olha só agora eu quero pedir pra vc uma força um tanto romantica...la no PALACIO REAL...esta tendo uma votaçao pr principe e princesa e eu queria muito ganhar junto com a minha namorada Nizi...por isso peço pr vc essa força...corre lá por favor e vote assim...NIZI PRINCESA E VINI PRINCIPE...AMBOS DIARIO DE UMA PAIXAO...por favor vote na gente???..rsrs caso vc possa vai ai o endereço!... http://kukula.sites.uol.com.br/salaocultural.html É ISSO SE VC PUDER NOS AJUDAR!!..MAIS OLHA O CONCURSO TERMINA DIA 27 HOJE!!...CORRE POR FAVOR ...RSRSR UM BEIJO GRANDE!..ÓTIMO FDS! Viini & Nizi

★. Marii .★ disse...

Oiii!
Huuumm...
pelo jeito tu gostou mesmo do filme. Vou me "obrigar" a assistir!
Me considero uma pessoa intensa, me jogo de cabeça em tudo o que faço. Se a guria ai gosta de escrever, então também passo a me identificar (:
Nunca fui de assistir muitas novelas ou filmes, principalmente brasileiros porque tenho preconceito, fato. Não conheço muiiiitos atores/atrizes mas já vi algumas atuações da Leandra Leal e ela é uma das poucas que não transparece falsidade na hora de atuar. õ/
Quee bom que gostou do novo visual do meu blog, enjoei do antigo ;~

Beeeijooo!

Maldito disse...

Tava por fora desse filme Raíssa,...mas agora fiquei super instigado em Vê-lo só pela sua sinopse,...
Bjs

Beatriz disse...

Já haviam me falado sobre este filme, mas ainda não tinha tido o tempo necessário para assisti-lo. Com o teu entusiasmo por ele, confesso, acirrou-me a vontade de vê-lo o mais rápido possível (rs).

Passando também para desejar que tua semana seja linda, alegre, festiva, com flores, estrelas e sorrisos permeando as horas e enfeitando teu coração.

JoaoLuis disse...

Já quero assistir!
Comunico que voltei à Blogosfera!
Beijos ;)

Antunes Ferreira disse...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. No que estou, pela minha parte, a desenvolver todas as diligências que, naturalmente, me forem possíveis.
E, naturalmente também, para poder enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior).
Já solicitei a colaboração da Embaixada de Portugal em Brasília, que tem à frente dela um diplomata fora de série, o meu querido Amigo, Dr. Francisco Seixas da Costa e na qual se integram mis dois bons Amigos de longos nos: o Adriano Jordão e o Carlos Fino. Seixas da Costa criou um blogue magnífico Embaixada de Portugal no Brasil, www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com, que vos recomendo vivamente visitar. Tem tudo sobre as relações entre as duas Nações. E já fiz o mesmo aqui em Lisboa. Espero receber resposta da Embaixada brasileira.
Este é um desejo que já ultrapassa a simples intenção. Felizmente, neste momento possui muitos comparticipantes – como desejo que seja o teu caso. Mas, com o empenhamento, a ajuda, o entusiasmo e a alegria que tenho encontrado – iremos longe. A internet (apesar dos aspectos negativos que ainda apresenta) tem uma força incomensurável e desenvolvimento tecnológico que se actualiza dia a dia.
Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

PS 1 – Quando navegarmos em velocidade de cruzeiro, quero alargar o Travessa aos outros PALOP. Que achas?
PS 2 – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
PS 3 - Já compraste o me(a)u »Morte na Picada»? DIZEM que é muito bom. DIZEM… E também há quem tenha escrito que sendo contos da guerra em Angola 66/68 (em que infelizmente e contra vontade participei, é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Já leste? E se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...

Psicodellicuss Girl disse...

Pelo q vc fala do filme parece msm ser mto bom.
Tbm adoro a Leandra Leal, é uma excelente atriz.
Sempre gosto de ver filmes nacionais, acho uma boa forma de valorização.

Bjus!

instantes e momentos disse...

muito bom vir sempre aqui. Gosto do teu modo de dizer.Gosto daqui.
Uma bela semana
Maurizio

NANDO DAMÁZIO disse...

Valeu mesmo pela dica, eu já tava com vontade de ver esse filme e agora fiquei ainda mais ..
Estes selinhos são lindos !! ^^

* hemisfério norte disse...

Olá
Obrigada pela visita e pelos comentários gentis.
de mim recebei um beijo
directamente de Portugal
:)
a.
http://miniminimos.blogspot.com/

.a negra. disse...

Noossa..
faz tant tempo que não vou ao cinema que nem sabia desse filme..
ótima dica!


agora faz um Favor pra mim?
Como eu coloco no meu blog a mesma coisa que vc colcou no seu...
as atualizações dos blog dos outros...talz...
que tem do lado direito do seu blog!

Me ensina...:)
=]
beijusss

Tatah Marley's Confissões disse...

to falando minha fia, eu era desse jeitinho ai..
mais o que o tempo e um bom salão de beleza nao fazem né?
HSUIAHISAHISAUSHAUISHIAHSUAI

ahh, quando chegar aqui (se chegar) quero ver, serio mesmo!
parece ser mtoo bom!
beeeijo!
;*

Tatah Marley's Confissões disse...

ah, tem post novo!
\õ/

Princesiiinha disse...

acho que num vou gostar desse filme! :X

tem selinho praa voce laa! :D

Princesiiinha disse...

fico feliz por vc ter gostado!
:D
hehehehe

;*

Lays disse...

Boa dica! Vou assistir.

Beijos

T disse...

hihihihi
fofinha :*

T disse...

hihihi
fofinha

Zé do Cão disse...

Raisa, vin dizer que o que É "Nacional é Bom". Por aqui diz-se assim. Todavia em relação aos políticos, nem sempre é verdade.

Bj. e tenho texto novo.

Mii Shoji disse...

Nossa, deu vontade de assistir o filme !
Olha, eu também admiro muito a Leandra Leal. ela é uma ótima atriz.
Agora, filme nacional, é mesmo esperado pelo menos umas 5 cenas de sexo, né?
iaosoiauoiusoia
bjs.

Aninha disse...

- Uma amiga minha assistiu e também disse que é muito boom.. vou ver se consiigo assistir no fds :)

ps: A minha fase EMO graças a Deus, tá passando, to me sentindo melhor agoora! ^^

Beeijos

Patrícia disse...

quando li a sinopse já tinha vontade de assistir! Agora a vontade aumentou

=)

lpzinho disse...

Carinho, carinho, carinho e saudaade!

Eu to meio enroladinho estes dias, mas queria q vc soubesse que te admiro demais, sempre mais e adoooro seu blog Raíssa!!
Deus te proteja amiga!!! =]

MH disse...

ja anotei a dica. Esse filme deve ser bem interessante sim.

Agora, essa dualidade é eterna...é o que todo mundo busca: Um porto seguro + liberdade.

: )

Cadinho RoCo disse...

O tal filme parece ter mexido mesmo com você. Parabéns pelas homenagens recebidas.
Cadinho RoCo

Ariana disse...

O filme parece ser bem interessante, deu vontade de assistir!

Beijo

Mary West disse...

Posso tentar dar uma olhada soh pq é vc que tá indicando e pq trata da vida blogueira. Mas ó, filme brasileiro me dá uma preguiçaaaaaaaaaa.

Juliana. disse...

Poxa,to morrendo de vontade de ver este filme.
Aliás,gostei bastante deste espaço aqui!

Parabéns!

;D

Anônimo disse...

what bands are good to see for emo hairstyles?
[url=http://www.emo-hairstyles.info/]emo hairstyles[/url]

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...