domingo, 3 de agosto de 2008

Bola murcha


Já repararam na quantidade atual de pessoas loucas pelo seu time? Pois é, eu já reparei e acho um tanto quanto estranho. Vou explicar. Antes de mais nada, preciso dizer que não gosto de futebol. Simplesmente não gosto. Acho um esporte violento, em vários sentidos.

Nos últimos 2 anos pra cá, tenho visto muitas pessoas se transformarem em viciadas por futebol e apaixonadas por um time pelo qual eu nem sabia que elas torciam. De um dia para o outro, um monte de gente apareceu com camisetas de times, comunidades do time no orkut, o nome do time escrito nas paixões do orkut, vídeos do time no orkut, declarações no msn sobre o time, idas ao Maracanã (no caso do Rio), e por aí vai. Essa gente toda jamais havia se manifestado sobre futebol e de uma hora pra outra se torna uma grande fã e torcedora fanática! Como pode?! Eu fico bem intrigada com isso. Como uma pessoa que nunca ligou para futebol ou que nunca gostou pode se tornar tão fanática num tempo tão impressionantemente curto?

Pra mim, isso só tem uma resposta: chamar atenção. Agora é moda ser fanático pelo time, juntar a galera e ir pro estádio tirar fotos, colocar altas declarações de amor no orkut e no msn pro time. Ah, pára que isso é tosco né! Quem sempre adorou futebol e tem hábitos assim há muitos e muitos anos, tudo bem, a gente entende. Agora, do nada?! Desculpem-me, mas é pra chamar atenção. Sei lá, parece que ser assim dá um certo status social, porque sempre tem alguém afim de discutir sobre futebol em um grupo. Eu detesto. Se vierem com papo de futebol, eu já mudo logo de assunto. Não entendo quase nada de futebol e nem quero entender, é inútil; e acho um assunto chato para se colocar no meio de uma divertida roda de amigos. Tantas coisas legais para se conversar, pô...

Uma coisa que eu não suporto é gente que briga por causa de futebol. Discute, grita, xinga, até bate se bobear! Porra, é só um time, é só futebol! É óbvio que a pessoa que torce para outro time vai falar mal do seu, sacanear o seu quando perder, ainda mais se for um time rival. Você tem que aprender a conviver com isso sem partir para a violência senão daqui a pouco vão criar um Clube da Luta para Rivais Futebolísticos. Não tem nada mais sem sentido e ridículo do que esses caras que ficam se matando em frente ao estádio após um jogo. Aí quando morre um, ninguém tem culpa né? “Ah ele falou mal do meu time.” E a gente com isso? Esses brutamontes brigam pelo time como se estivessem defendendo a honra da mãe! Vai dizer que não é deprimente? Tantos acidentes e tantas mortes que já aconteceram por violência gratuita por causa de futebol que poderiam ter sido evitados apenas pelo bom senso! Você pode amar futebol, ser viciado – o que for, mas tem que ter a noção de que aquilo é um jogo, uma brincadeira, um divertimento; não uma briga, uma disputa violenta. Muita gente vai assistir a jogos nos estádios já com intenção de criar confusão, criar brigas. Eu já vi homens caras de pau falarem isso em plena entrevista ao vivo na televisão e fiquei pasma quando um cara falou “que já veio preparado pra brigar e trouxe até arma”, “eu venho pra brigar, eu gosto disso"!! Aonde esse fanatismo vai parar?! Provavelmente na UTI e nos cemitérios. Eu até tenho vontade de assistir a um jogo no Maracanã, mas como essa violência que acontece eu tenho até medo, ainda mais porque sou flamenguista - o maior rival de todos os outros times. Ora, se toda disputa fosse assim, não existiria uma viva alma para contar história na Terra! Eu sou totalmente contra violência física. Quer brigar? Então que seja verbalmente, mas sem partir para a ignorância. Às vezes vira até gargalhada depois. Fico revoltada com essas situações! Por que nos campeonatos dos outros esportes não existe esses tipos de briga se são os mesmos times competindo?

Na Copa do Mundo as pessoas não brigam assim. Por quê? Porque todos estão torcendo para o mesmo time, porque ninguém discorda do outro, ninguém ‘peita’ o outro, ninguém disputa idiotamente com o outro por besteira. Estão todos do mesmo lado, vibrando e torcendo juntos pelo Brasil. O problema todo é o orgulho. Tem gente que não sabe perder. Essas pessoas têm que se conscientizar de que, na vida, nem sempre ganhamos; muitas vezes, perdemos. E se elas não aprenderam a perder num mero jogo de futebol, vai ser bem pior em outras áreas nas suas vidas. A gente tem, sim, que aprender a perder com decência, sem ter vergonha ou medo. Faz bem pra nós mesmos e para quem está em volta, torna o clima mais harmonioso.

Além disso, o que mais me revolta no mundo da bola é o salário dos jogadores. Eles não fazem NADA pra ganhar salários milionários! Isso é o cúmulo do absurdo! Tantos profissionais formados lutando para sobreviver, subir na vida, ganhando super mal e esses jogadores - que muitas vezes nem têm o 1º grau completo – ganhando rios de dinheiro sem fazer nada de útil para a sociedade! Gente, venhamos e convenhamos: jogar futebol pode ser uma profissão honesta, mas é inútil, não é trabalho de verdade. Por mais que os treinos sejam duros, que eles fiquem cansados, os jogadores só jogam, só brincam. Quem dera que todo mundo pudesse trabalhar no seu hobby e ficasse rico com isso! Enquanto isso, milhões, bilhões de pessoas estão trabalhando duro todos os dias e ganhando uma miséria. Cansado todo mundo fica, independente do trabalho. Uma diarista, por exemplo, se esforça muito mais que um jogador de futebol para fazer limpeza e arrumações pesadas das casas, além de cuidar dos filhos da patroa e cozinhar. Pedreiro também tem um trabalho bastante cansativo, mais do que jogar futebol. E nem por isso esses trabalhadores ganham de acordo com o seu esforço.

Os professores (com exceção dos universitários e de cursinho, que ganham melhor), por exemplo. Eles têm que trabalhar demais pra conseguir ganhar um salário médio. O salário deles é injustíssimo. Sem eles não haveria mais nada. Eles que ensinaram seus avôs, seus pais, você; e vão continuar a ensinar seus filhos, netos, bisnetos... eles são a base de todas as outras profissões! E são valorizados por isso? É claro que não.
E os médicos? Eles passam 6 anos na faculdade, fazem residência, especializações, estão sempre sendo obrigados a se atualizar para cuidar melhor dos pacientes. Todo mundo acha que médico ganha rios de dinheiro. Santa ignorância! Sou filha de pais médicos e posso dizer, com certeza, que não é bem assim. Os médicos têm que ralar muuito pra conseguir ganhar um bom salário! Ou vocês acham que o Governo paga bem a eles? Se pagasse, o Conselho de Medicina não estaria fazendo a campanha Quanto vale o médico? há tanto tempo, não é? Essas são apenas algumas das milhares de profissões mal pagas que lutam para tentar ter um salário, ao menos, decente.


Se você perguntar a um garoto de uma comunidade carente o que ele quer ser quando crescer, ele obviamente vai responder que quer ser jogador de futebol, para ganhar dinheiro fácil. Olha o que o futebol faz com a cabeça dessas crianças: elas sabem muito bem que os jogadores em sua maioria vêm de origem humilde, assim como elas, e que quase não estudaram, e elas querem ter o mesmo destino dos mesmos em vez de estudar e fazer uma faculdade, progredir na vida, porque é mais fácil e dá dinheiro sem ter que fazer quase nada. Ainda viaja de graça pra jogar fora, olha que beleza! Tentador, não?

Outra coisa que me deixa irritada é como as pessoas são volúveis com relação aos jogadores. Acham que eles sempre têm que jogar bem, sempre têm que estar bem. Os jogadores são pessoas como quaisquer outras; têm problemas físicos, psicológicos e de saúde, nem sempre estão num bom dia. Sabe quando você acorda e acha que nada tá bom? Pois é, eles também têm esses dias. Muitas vezes, eles ficam de saco cheio de fazer sempre as mesmas coisas, tenho certeza. O Ronaldo, por exemplo, foi aplaudido, teve seu nome gritado várias vezes em estádios de todo o mundo, e agora só porque teve problemas de saúde e está gordo, é alvo que críticas diárias. Assim como outros jogadores-ídolos que quando jogam super bem são ovacionados e quando jogam mal, são vaiados sem a menor pena ou culpa. Aí eles voltam a jogar bem e, conseqüentemente, a ser ovacionados. Ridícula essa atitude né, gente. Fã que é fã tá sempre do lado do ídolo, nos bons e maus momentos. As pessoas esquecem que os jogadores são gente, acham que são bonequinhos chutando uma bola pra diversão alheia. Bem, não deixam de ser, mas o fato é que são de carne e osso, não de madeira ou de plástico como os de totó/pebolim.

Eu sei que muitos (homens, principalmente) vão reclamar e criticar o meu post, mas às vezes é preciso jogar algumas verdades na mesa e fazer as pessoas refletirem sobre elas, por mais duras que sejam. Não estou dizendo que tudo o que eu escrevi acima é verdade absoluta, até porque emiti algumas opiniões pessoais, mas também falei de fatos de que as pessoas não gostam de discutir, de ficar falando por qualquer que seja o motivo, de verdades mesmo. Futebol é pra ser diversão, não esse quadro horrível de competição doente, desenfreada e sem limites que vemos hoje.

O jogo de futebol move massas, isso é inegável. E como move! Também incentiva o espírito de equipe e ajuda a desenvolvê-lo. Então as pessoas deveriam se utilizar destes aprendizados, botar a mão na consciência e se tocar de como estão manifestando os ideais do futebol de forma errônea, porque essa bola anda meio murcha...

------------------------------------------------------------

Mudando de assunto...
Eu sei que ninguém está nem aí para isso, mas quero compartilhar com vocês que amanhã começa a minha faculdade e estou super ansiosa! Finalmente vou virar uma universitária! :D
Para os curiosos, farei Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Adooro!
Então é só...
Beijos e até o próximo post!

34 comentários:

lpzinho disse...

Antes de mais nada, como assim...ninguém está nem ai?
PARABÉNS e boa jornada universitária, com mta concentração, sucesso e vitórias minha preciosa e adorada amiga!
Vc vai curtir e sempre q precisar vai poder contar com seu pequenino amigo aqui viu?

Raíssa, sobre FUTEBOL... sobre o que vc escreveu, nadinha à acrescentar! Mais uma vez bato palmas para as coisas que vc escreve. Sua capacidade de análise, sua percepção sobre as coisas do cotidiano está cada vz mais afiada e isso me anima, empolga e torna a sua leitura apaixonante! Aliás... vc é uma pessoa assim, apaixonante mesmo!!! Parabéns tb por isso.
E... é óbvio q o fútilbol chegou neste ponto pq somos um país pobre no pior dos sentidos. O fútilbol que a garotada pensa usar como trampolim, caminha mais fácil para fugir do já frágil ensino de nossas escolas, passaporte de sonho para a realidade milionária de POUCOS na Europa... etc e etc.. fútilbol que agora soma torcedores modinhas que confundem torcer com lutar, brigar... coisa q esporte algum, nem o próprio futebol deveria promover ou incitar.. mas um povo ignorante se revela nestas horas. Sem falar no mundo de viciados e traficantes que vive e sobrevive às custas desta violência plantada nas organizadas, na corrupção que o fútilbol esconde...
ENFIM.. Assunto sério. Assunto que não deve fazer ninguém ir contra as tuas palavras, à não ser algum desinfirmado, alienado ou ignorante torcedor fanático destes tempos menos felizes...

EXCELENTE, RAÍSSA! Aplausos sempre!!
Te adoro!

Dama de Cinzas disse...

Excelente post!!!!!

Assino embaixo de tudo que disse. Odeio futebol exatamente por esse modismo, esse fanatismo, essa quase religião que ele virou. Caracaaaa! É só uma merda de um esporte como outro qualquer, mas as pessoas discutem, brigam, até matam por algo que não leva a nada, porque só quem ganha algo com as vitórias dos times são os Clubes, os patrocinadores e jogadores. Enquanto isso fica um bando de imbecis se mantando por nada! Affe! Me poupe!

Bjs

Nadezhda disse...

Não tenho nada contra futebol, pra falar a verdade. Eu só não gosto, não é um esporte que me atraí, mas se alguém vem conversar comigo, eu só aviso que não entendo nada do assunto.

Há brigas, mortes, isso sim. Mas é mais uma questão do que essas pessoas pensam sobre sua vida em si, do que em relação ao esporte.

;)

instantes e momentos disse...

Gosto de te ler. Gosto do teu jeito, gosto daqui.
Tenha uma bea semana.
maurizio

.a negra. disse...

Bem, de 1º Parabéns né fofaaa pela facul!

Arrasa por lá!

Agora qto ao futebol sou sim, TOTALMENTE futebolistica!
Desde os meus..._...anos, torço pelo santa cruz futebol clube, mas que uma coisa muito interessante, nunca fui a um jogo no estádio.
Nunca fui mesmo.
Meus irmãos nunca me levaram, sabe pq?
PERIGO!
Infelizmente a paixão pelo futebol enlouquece a muitos, posso dizer que já discuti sim , por conta de futebol, mas qdo se trata de discussão, é aquela que se faz pra defender o time que se ama.
Só isso, mas daew chegar a violência..NUNCA
Eu sou tricolor, meu noivo é rubro-negro, se um dia alguém nos ver convesando sovre futebol, vai pensar que somos loucos, pq nos cutucamos, fazemos cocegas e isso tudo dizendo q o time do outro é uma PORCARIA, mas quer saber, nos amamos mesmo sendo diferentes.
Aprendemos a gostar do nosso time desde pequenos.
Mas a sermos violentos por conta dele, isso é coisa de marginal, não de torcedor.
Admirei seu texto pelo fato de vc ser contra a violência, mas cá entre nós...na copa..ver o Brasil jogando...rsrs..
Eu gosto e muito!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
*ops...gostava pq com o time de agora!
ECA!

Beijuuu

.a negra. disse...

Ui..Falei muito!
rsrsrsrs

JoaoLuis disse...

Ótimo post.
Parabéns pelo blog e pelo seu ingresso na Universidade!
Ah, seu banner está no PensoDireto!

Beijos

Zé do Cão disse...

Raissa. Gosto de Futebol. Sou sócio de um clube à muitos, muitos anos. Tenho um lugar previligiado que me custou um dinheirão. E ás vezes vejo um ou dois jogos por época. Gosto do meu clube. Nunca tive discussão com ninguém. Não chamo nomes aos árbitros, mas gosto de futebol.
Quando a maquina está perfeita, e engrena bem, é uma delicia um jogo de pontapé na bola. Bola murcha, flor murcha, pessoa murcha pode ser a desilusão de uma vida.Bj.

O resto é só detalhe. disse...

Sobre as pessoas ficarem discutindo sobre futebol: quando se é ignorante e não se sabe discutir sobre algo mais produtivo, dá nisso. Futebol, infelizmente, deixou de ser esporte e lazer pra virar alienação. E há quem chame de ARTE, ainda! [????????????]
Ah, tô tão ansiosa quanto tu pro início da faculdade. Tudo bem que já vou pro segundo semestre, mas é que ser universitária é muuuiito bom! hehehe
Beeijo.

Marcelo Martins disse...

Gosto de futebol mas não tenho nada de fanático.
Parabéns pelo fato de você virar uma universitária =)

Beijinhos

Ariana disse...

Parabéns pela conquista (universidade)
Boa sorte pra ti lá!
E qto ao post sobre o futebol faço das suas as minhas palavras,
tb fico horrorizada com isso tudo!

Beijo

Camilla disse...

Sou apaixonada por futebol, prontofalei.
Pode até ser moda, mas no meu caso eu juro que não é. Amo meu time mesmo ele quase caindo pra série B. Mas respeito teu ponto de vista, nada melhor do que opiniões diferentes pra uma conversa render melhor.

E um óóóótimo começo de faculdade. É a melhor fase da vida!!

Beijos

Olhos Virtuais disse...

Caraca, que post comprido rsrsrs mas eu li boa parte t�...

Eu n�o gosto muito de futebol, exceto o ultimo jogo da final da copa do mundo quando o Brasil est� jogando, do resto nunca vejo e acho que o povo devia ler um livro, trabalhar e procurar o que fazer ao inv�s de ficar vendo jogo...

bjs

Sujeito Oculto disse...

Você não poderia estar mais errada. Alguns acreditam em Deus. Eu, no Flamengo.

Tatah Marley's Confissões disse...

AWEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!
demorei seculos pra voltar aqui, mais é pqe tava sem tempo, dae postei hje e to respondendo se pah..
Cara, futebol! \õ/
já que se disse que nao gosta de flar sobre isso, nem vo me prolongar, pqe eu mesma sou viciada no meu time (São Paulo). E respeito sua opinião. E eu tbm sei diferenciar o time, o gosto que eu tenho pelo esporte de um vicio! x) E acho que o que voce colocou sobre as crianças carentes sonharem em ser jogadores de futebol é a mais pura verdade!
eles pregam uma coisa completamente ilusória, por que sã muitos os que quererm mais pouquissimos que chegam lá, sem contar qe a famosa 'peixada' nesse ramo (pqe tem SIM), deixa pra trás muitos jovens que se esforçam durante anos, e no final só tem decepção!
E confesso, fico muito pau da vida quando um jogador do meu time nao joga bem, pqe afinal, eles sao tipo, pagos pra isso, e tão ali por que querem né.. e pelo rio de dinheiro que elesganham, acho que nada mais justo que eles darem o 'sangue' pra fazer um bom trabalho! hsahsuiahushuiasa.

Mais admito que nao deve ser facil..
enfim, adorei o post!
meeeeesmo!
Tema diferente, e muito criativo!
beeeijo
;*

Tatah Marley's Confissões disse...

mais é de gente assim que eu gosto minha filha!
Gente que nao tem medo do que dizer, do que flar, e nao liga pra opiniao dos outros!
O importante é rasgar o verbo mesmo!
beeeijo

Camilla disse...

Raíssa, te adicionei no orkut =)

Luiz Caio disse...

Oi Raíssa! Como vai!
Antes de mais nada... Parabens por entrar na faculdade! Boa sorte!
E quanto ao futebol:Você tem razão,em partes... Realmente existe muita violência entre torcedores, eu mesmo não vou a estadios! No entanto,somos milhões de torcedores... Muitos milhões!Então se a maioria fosse agir da maneira que você descreveu "Muito corretamente por sinal!" O Brasil, e o mundo inteiro viveriam numa guérra sem fim! Felizmente,a maioria ainda tem juízo!

Um abraço !

Lays disse...

É isso aí! Assino embaixo!

Têm pessoas que vão pro Maracanã brigar; ver o jogo e torcer pelo time, virou coisa do passado. Isso é absurdo; assim como um cara que só corre atrás de uma bola, ganhar milhões. Aff!

Boa Sorte!
Que você tenha bastante sucesso e felicidade nessa nova etapa da vida.

Beijos

Solitude disse...

Cara, não é por nada, mas eu jogo muita bola... eiaheuiaa
vou resgatar a honra do flamengo, me aguardem! hahaha

Solitude disse...

e boa sorte na universidade, tenho muito tempo na escola antes de mais castigo =\

Tatah Marley's Confissões disse...

O ruim do the calling eh que eles nao mudam muito o repertorio né..
mais no mais, gosto!
beeeijo
;*

★. Marii .★ disse...

Oii Raíssa!
Baahh... tu tem toda a razão. Pior que eu percebi o mesmo! Adoro futebol, só pra olhar mesmo mas adoro... gosto muito do meu time, Internacional, mas já fui mais fanática. Hoje em dia acompanho os jogos e sei qualquer coisa que me perguntem sobre meu time, mas tem coisas que andaram me deixando com nojo, muito nojo: os torcedores modinha (principalmente meninas), basicamente o que tu disse nesse post. Tem gurias daqui que nem sabem o nome do tecnico do time ou sequer sabem citar cinco jogadores, mas quando é pra tirar foto com a camisetinha do time estão la, bem felizes. Nao sabem de nada.
Enfim, o que há de se esperar do "país do futebol" senão uma modinha do tipo? Francamente...
Beeiiijooos!

Psicodellicuss Girl disse...

Tbm nunca gostei de futebol, mas agora c meu namorado tô até gostando mais um pouquinho mas justamente pq ele ñ é nenhum desses fanáticos e ñ deixa d fazer nda p ver o jogo, q só assiste qdo n to com ele e ele ta em casa sem fazer nda.
Acho até fofinha as camisas de time (pelo menos algumas), mas
acho ridículo as pessoas q cometem atos violentos por causa d futebol até mesmo mortes.


>>> Parabéns pela sua facul, no próximo espero estar fazendo a minha tbm, q pelo q quero é bm parecida c a sua Comunicação Social, só q com Jornalismo.

Bjus

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Wagner L. Moreno disse...

ESSA de brigar pelo time é coisa de quem nao bate bem... os jogadores nem esta aí e continuam ganhando seus milhoes, ganhando ou perdendo jogo.

http://infocasa.blogspot.com

Tatah Marley's Confissões disse...

Luto pelas vitima da bomba de hiroshima - 6 de agosto de 1945.

uma perda sem tamanho!

Mary West disse...

Iiii soh curto futebol de quatro em quatro anos e normalmente é soh o time da Itália, que eu fico gritando p/ Tv que recebo todos eles em casa, inclusive os reservas.

Parabéns aí pela faculdade, desejo muitaaaaaaa sorte para vc boneca! ;)

Mariana disse...

PArabens pela faculdade.!!!

Vc está entrando e eu estou saindo.. hehehe

E sobre o futebol... - eu nao entendo nada...mas nao condeno quem gosta, muito menos quem começou a gostar agora.

Antes eu nem gostava tanto de psicologia.. agora eu amo.. e coloquei declaração no msn e no orkut... hehehe

Eu sei, eu fui tosca! hahaha

beijos fofa;....

MH disse...

concordo com tudo o que voce disse. Acho o fim da picada brigar por causa de um time. Isso é coisa de gente limitada.

Por outro lado, acho que os jogadores tem que ganhar muito mesmo. Não conheço outro ramo de atividade que reuna 100 mil pessoas em um estadio. Alguem que faça algo que desperte tal paixao, merece ganhar todo dinheiro do mundo.

Por outro lado, no meu ponto de vista, assim como jogadores de futebol, professores, medicos e policiais tinham que ganhar salarios gigantescos tambem!

Nataliinha disse...

Tá começando PeP !
Que leegaal .
Sorte lá !

Quanto ao texto, pois é meniina, tem louco pra tudo !

Bj bj =*

lpzinho disse...

Depois de ir dormir de cabeça inchada com os resultados da quarta-feira no fútilbol, acordei cedo... do nada e lembrei q havia jogo do Brasil na China!
E como bom torcedor, fanático.. virei pro outro lado e dormi mais um pouco hauhauahau..
Mas me lembrei de vc e deste post, Raíssa querida.. pq consegui ver os ultimos minutos da transmissão pela GalvãoBuenoTV e foi impossível não pensar em td q vc escreveu.... Simples assim!

E vivaaa o país do fútilbol nas olimpíadas!! >_<
Bjooo Raíssaaaa

Priz disse...

iiissso ai, vamos malhar pau encima do futebol, rs eu também acho pagação de mais a pessoa virar super torcedor de uma hora pra outra! Ridiculo, meu Deus guria olha só, eu esses dias passando no orktu de uma pirralhinha gente, tem 14 anos e tal, dai tinha umas fotos de biquini e a legenda era 'Gremio em primeiro, ta ai a promessa' algo parecido a isso... geeeeente eu ri tanto tanto tanto!!! Queria aparecer e nao sabia como, virou gremista depois que o time ganhou provavelmente rs rs rs rs..
Eu até tenho um video no meu orkut, mas é porque um amigo meu é bem torcedor assim, dai a gente zoa bastante assim com ele, e ele me passou o video, eu achei a musiquinha super divertida e tal. coloquei lá.. mas se voce me perguntar quem é o goleiro, atacante, capitão do time, eu não tenho a MINIMAA idéia. rs

beiiijoos
e boa sorte com a facul *-*
ótimo final de semana

* hemisfério norte disse...

Muito bem escrito e com toda a verdade.
:)
bjs
ana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...