terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Diferenças


Eu sou diferente. Você é diferente. Todos são diferentes. Alguns são tão diferentes que se tornam alvos constantes de preconceito e/ou chacota; isso porque o ser humano ainda não aprendeu a respeitar as diferenças alheias. Ele só se esquece de olhar para si mesmo e de repente perceber que é mais diferente ainda. Quem se considera normal? O que seria esse ser normal? Se ser normal depende do ponto de vista de cada um, não é possível julgar o outro sobre sua normalidade. Claro, sempre pensamos “mas esse aí não é normal pra ninguém, em lugar nenhum!”, entretanto, por incrível que pareça, é sim. Não é cada louco com a sua mania? Então... Sempre há alguém igual a você, por mais que você seja considerado estranho pela maioria. Eu, por exemplo, acho horrendo quem tatua o rosto, mas existem muitas pessoas pelo mundo que tem o rosto tatuado. Eu acho estranho, mas eles e provavelmente as namoradas/esposas deles não o acham. E por terem a coragem (sim, porque é preciso muita coragem para fazer desenhos permanentes no rosto) de tatuar o rosto, sofrem muito preconceito e provocam medo em algumas pessoas que os olham. Até quem parece igual, tem suas diferenças.


Quando somos pequenos não ligamos para as diferenças dos nossos amiguinhos, brincamos com todos juntos sem perceber diferença, pois ainda não temos o discernimento para diferenciar com olhares preconceituosos que ganhamos à medida que vamos crescendo e perdendo a nossa inocência. Deveríamos continuar assim. Sofreríamos menos e o mundo seria melhor. Mas como mudamos, temos que aprender a conviver pacificamente com as diferenças, respeitando todas sem discriminar, o que é bem complicado, porque quando não concordamos com algo logo discriminamos, mesmo que só interiormente. Mas mesmo não concordando, é preciso respeitar a opção de cada um ser do jeito que é. Até quem parece igual, tem suas diferenças.

O que aconteceria se fôssemos todos iguais? Provavelmente o mundo pararia. Qual seria a graça se todos fossem só loiros ou morenos? E se todos tivessem a mesma cor de olho? O que seria da engenharia se todos quisessem ser jornalistas? E da economia se todos quisessem cursar Belas Artes? Pois é. Por isso as diferenças existem – para equilibrar o mundo. Muitas pessoas não se dão conta disto, por isso tanta discórdia e preconceito.

Eu gosto de ser diferente. Muita gente me acha estranha, mas o que eu tenho com isso? Não posso agradar todo mundo; aliás, nem quero. Só quero agradar quem me agrada, por quem tenho estima. De pessoas chatinhas que me olham estranho quero só distância. Quem sabe elas que não são as estranhas?

Agora eu me - e lhes - pergunto: se até os animais respeitam as diferenças entre si, porque nós, seres humanos, animais evoluídos, não podemos respeitar as nossas diferenças também?

25 comentários:

A Madrasta Má disse...

Oie! que foto mais linda da galinha com o cãozinho.... As diferenças existem né e o preconceito também, no reino animal como um todo temos a "mania" de excluir o que nos repudia, por sermos seres evoluídos, as coisas poderiam ser diferentes, mas no dia-a-dia mesmo fazemos isto a todo momento, não aceitamos o outro como ele é... boa semana!!!

Bjinhos da Madrasta!!!

Camilla disse...

Eu sou muito diferente também.
Mas o mais legal é que a gente se encontrou e descobrimos que as nossas diferenças são iguais haha =)

Beijooo
E logo logo vc tá aqui!! \o/

lpzinho disse...

Bom... depois de te ler, ler este post, amiga querida fica pouco pra comentar.
Mas sobre vc ser estranha, não concordo. Acho Vc preciosa, o que é bem diferente. E tirando o lado LPZINHO que te acha a mulher dos sonhos do LPzinho ehehe, pensando em vc apenas como uma amiga virtual, uma futura publicitária ou uma garota saindo da adolescência.. não tem pq te achar estranha e sim, FASCINANTE!
E é uma coisa que eu vejo, pelo todo... pela sensibilidade, humor ácido, inteligência.... estranho é gente nhem nhem nhem e vazia, é gente sem vida, sem alma e sem atitude!!! Vc é APENAS... TUDO!!!! X)

Ah...e qto ao final do post... e quem foi que disse que somos realmente animais evoluídos?
Hhaha... Rá, adoroooo vc e as coisas q Vc escreve!! =)

Bjos do seu Pequeno

Dama de Cinzas disse...

Tenho pensado muito em "nomais" e diferentes, acho que estou chegando a conclusão de que todos somos um pouco e que essa coisa de buscar o normal é uma grande utopia...

Beijocas

Ivani disse...

otimo conceito
esse mundo esta precisando de equilibrio msm
na verdade acho q as pessoas teem medo de encontrar esse equilibrio
O.o
eu heiim, pq nda mais justifica esse fato de tanto preconceito e exaltação das diferenças

visita la o meu cantinho
;P

bjO

Nadezhda disse...

A resposta deve ser porque aprendemos direitinho como ser 'gente'.

Eu acho que nunca aceitaremos por completo as diferenças. Por mais que eu queira que seja diferente.

;)

Nathália disse...

Desculpa, mas discorda da parte em que você fala sobre as crianças.
Elas conseguem ser extremamente cruéis quando querem, porque é uma crueldade 'pura'. Elas não tem um senso de julgamento muito apurado e nem do que seria 'incoveniência'.
Se elas não gostam, elas falam sem medir as palavras. Hahaha

Mas quanto ao resto, é bem isso aí mesmo que eu acho.
Acredito que 'diferença' é a melhor coisa que existe.
Isso de ser único me encanta.

Beijo!

Jeniffer Pinho disse...

pois é moça...
viver entre humanos não é facil...as pessoas não respeitam msm...

mas se cada um fizer um pouquinho, a gente xega lá ;D

beijos !!!!!!!!!

Lays Melo disse...

Eu nem sei o que comentar; você falou tudo!
"se até os animais respeitam as diferenças entre si, porque nós, seres humanos, animais evoluídos, não podemos respeitar as nossas diferenças também?"
Talvez por causa da imbecilidade de alguns.

Beijos

P.S: Adorei o novo layout. =)

★. Marii .★ disse...

Bons argumentos, guria!
É isso aí, dou graças que todos nós somos diferentes. Nem todas as pessoas são humildes o suficiente para respeitar ou pelo menos tentar tolerar as diferenças...
Adorei a foto, ficou bem de acordo!
Ah, acho que eu nunca tatuaria minha rica carinha ;P
Finalmente tive um pouco de tempo pra pelo menos vir aqui te dar um oii \o/
Blog de visual novo... :D
ficou a tua cara!
beeijjjjjjjjão =*

★. Marii .★ disse...

Bons argumentos, guria!
É isso aí, dou graças que todos nós somos diferentes. Nem todas as pessoas são humildes o suficiente para respeitar ou pelo menos tentar tolerar as diferenças...
Adorei a foto, ficou bem de acordo!
Ah, acho que eu nunca tatuaria minha rica carinha ;P
Finalmente tive um pouco de tempo pra pelo menos vir aqui te dar um oii \o/
Blog de visual novo... :D
ficou a tua cara!
beeijjjjjjjjão =*

Flávia disse...

As diferenças são a maior prova de igualdade que existe entre os seres, a verdade é essa.

Beijoca, moça :)

Minuto do Intervalo disse...

Seres humanos = animais evoluídos. Será?

Cada dia que abro os jornais, assisto ou ouço os noticiários eu me faço essa pergunta.

Ariana disse...

Que linda da fto! =]

concordo com vc, não precisamos ser iguais pra ser feliz!


beijo!

Tássia Jaeger disse...

Coincidência, acabei de postar um texto com o título "Cada louco com sua mania". Mas sobre esse, se tu puder, dá uma lida num que escrevi mais abaixo chamado "Metamorfose Ambulante", que fala sobre o diferente. Acho que tu ia gostar. beijoss

Cesar Oliveira disse...

Que seria do mundo se nao houvesse estas difrenças? Chatice só...

* hemisfério norte disse...

todos diferentes
todos iguais

bjs
a.

Menina mãe ♥ disse...

Oi Raíssa?!td bem flor!
Seu texto ta ótimo, cada um com suas diferenças, aprendendo a respeitar o espaço de cada um, é o dever de todos.
Né não?
Beijos!

Anna Oh! disse...

Respeito nunca é demais, mas acho que a tendência de algumas pessoas a agir dessa forma só demonstra o quão inseguras se sentem em estar no mundo, lidar com o outro e com as adversidades.

Bjussssssssssssssss

ps: a graça em ser diferente é justamente destoar da maioria, do imposto, do perfeito...

A Madrasta Má disse...

tem surpresinha para vc lá no blog! passa lá...

bjinhos da Madrasta!

Mary West disse...

O diferente é deveras mais charmoso.

Pelirroja disse...

É bom ser diferente. Como já dizia Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra".

=P

Beijos

T disse...

e se todos fossemos iguais
que graça teria?


senti sua falta.

Verônica Martinelli disse...

Depois de um texto que há muito não lia em blogs (já que a maioria fala de coisas sem importância) posso responder sua pergunta, ou não, da forma simples: Nós como bons Animais Evoluídos, somos os famosos Homo sapiens sapiens, somos aqueles malditos, o que sabe que sabe, o que tem 'razão' e 'conhecimento'. Só nos falta adquirir consciência, moral e ética.

Beijos

Jéssica V. Amâncio disse...

Falou bonito!!! Eu sou tão sussa, parece que quanto mais 'diferente' é uma pessoa, mais me da vondade de conhecê-la. Odeiooo pré-julgamentos..afff..=)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...