quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

"Então é Natal...

O que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez
E Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo, o amor como um todo
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem"


Sempre achei uma tosquice sem fim essas musiquinhas natalinas, não só por serem chatas, mas por serem hipócritas. Olha essa aí em cima, por exemplo: amor total só tem que existir no Natal? Você só deseja felicidades a pessoas boazinhas se só pessoas boazinhas fossem felizes, a maior parte do mundo seria infeliz, porque uma coisa é ser uma pessoa boa, outra é ser boazinha? E não é óbvio que quando um ano termina vai começar outro? Duuhh! hahaha. E quanto à festa ser cristã: cadê a religião no mundo? Grande parte das pessoas se diz católica (devido à influência de nossos colonizadores) só porque a família é e porque foi a umas 20 missas durante a vida toda. Como diz meu professor de Sociologia "católico não praticante não é católico, porque religião é algo para ser praticado". E isso se aplica a todas as outras religiões. Praticar a religião não é só ir à Igreja, é praticar aquilo que a sua doutrina ensina. E, com certeza, o mundo não se lembra mais o que é isto. But wathever...

Eu adoooro o Natal! Todo mundo sabe que o Natal é uma data acima de tudo comercial e que as pessoas a usam como desculpa para fazer alguma boa ação, tipo fazer doações de vários tipos, ajudar crianças carentes, etc e para tentar garantir uma vaga no Céu um dia. Mas, ei, quem não gosta disso? O principal motivo para eu gostar do Natal é a comida. Essa é a única época do ano que eu como certos pratos! Quando dezembro vem se aproximando, já fico pensando na ceia, falo mermo - sou gorda de espírito! hahaha

Além disso, é nessa época que as pessoas fingem ser mais legais umas com as outras, fazem amigo oculto (ou secreto), revêem os familiares e trocam presentes. De certa forma, o Natal aproxima as pessoas com a sua característica comercial-capitalista, e não acho isso tão ruim assim. Só a falsidade de ter que ficar dando "Feliz Natal!" pra cá, "Feliz Natal!" pra lá para pessoas que você quer que desapareçam que é chato, e receber "Feliz Natal!" falso das mesmas também. Aliás, tem gente que dá "Feliz Natal!" até pra quem não conhece pelo orkut. Os vendedores e caixas das lojas que acho engraçado. Eles te dizem "Feliz Natal e Ano Novo!" depois que você paga as compras e está saindo do estabelecimento, mas na verdade querem dizer "Feliz Natal! Agora que você me deu dinheiro pode ir embora! E que ano que vem você tenha ainda mais dinheiro pra poder largar aqui e aumentar o meu salário!". É ou não é? haha


E o Ano Novo? Eu gosto do Ano Novo. É quando temos esperança de que as coisas irão mudar, de que a vida irá melhorar e de que o próximo ano será mais legal, proveitoso e feliz. Aí chega o ano seguinte e não muda nada ou quase nada, mas isso aí já é outra história. O que importa é que o Ano Novo também aproxima as pessoas. Todos ficam tão esperançosos e felizes por aquele ano maldito acabar que ficam mais legais uns com outros e mais descontraídos! Fora que ainda tem a ceia de Revéillon né (apesar de que ainda prefiro a de Natal). Normalmente as pessoas gostam do Revéillon por causa da bagunça que fazem, da bebedeira, das pegações que eventualmente ocorrem nas festas (o que não deixa de ser uma aproximação) e dos fogos. Já vi tantos fogos ao longo de todos os meus anos de existência que não vejo mais tanta graça em ficar 30 minutos parada olhando pro céu colorido e cheio de fumaça. Geralmente os fogos são iguais, ou quase iguais, todo ano. Se fossem diferentes, formassem imagens, fizessem algo novo, aí teria mais graça. Mas ainda assim gosto muito do Ano Novo!

Agora fazendo o balanço deste ano, não sei se foi mais positivo ou mais negativo. Sei lá, aconteceram mais coisas ruins que boas, isso com toda certeza. Mas as coisas boas, como a criação do meu blog, as amizades virtuais (e uma não mais virtual) que fiz através do blog, eu ter emagrecido um pouco (eeee!), eu ter entrado finalmente pra faculdade, ter tido uma experiência de ganhar meu próprio dinheiro, foram ótimas! Já as coisas ruins foram vários setores da minha vida continuarem a mesma bosta e/ou terem piorado, meu azar continuar me seguindo e eu ter operado apendicite. Diria que 2008 foi um ano maldito, em todos os sentidos. Acho que foi o mais estressante até agora. Espero sinceramente que 2009 seja um ano infinitamente melhor que 2008, porque estou deixando esse ano aliviada, essa é a palavra. É como se eu estivesse tirando um peso das minhas costas. Ano que vem farei muita coisa diferente. Não digo que farei tudo diferente, porque obviamente não conseguirei fazê-lo, assim como todos que prometem isso, e nem quero. Muita coisa que faço acho que é certo continuar fazendo.

Então só me resta desejar um dia feliz de Natal pra todos e um ótimo Ano Novo, assim como um 2009 bem melhor!

Beijos!

26 comentários:

Camila :) disse...

nhaa tbm prefiiro ano novo, pelos fogos, maais alegriia!

Dama de Cinzas disse...

Eu gosto dessa época de final de ano, até porque sempre tenho um período de folga no trabalho... ehehe

Mas o Natal sempre me trouxe boas recordações, só não gosto do consumismo que aboli totalmente há anos e essa coisa de gente estranha ficar te abraçando como fosse sua amiga, sem contar os pseudo-amigos que só te procuram no dia 24, como uma amiga que procurei o ano inteiro e ontem veio me ligar. Apuinferno!!! ahahah... Nem atendi o tel!

Linda! Que seu ano de 2009 inicie e termine sempre com saldo positivo!

Beijocas

Camilla disse...

Eu também gosto mais do Ano Novo.
E talvez eu seja a única pessoa que tenha gostado de 2008 :)

Beijo!

Minuto do Intervalo disse...

Feliz Natal e 2009 pra vc tmb!

Beijos

lpzinho disse...

Olha Rá.. demorei pra aparecer aqui pq tava fora, apesar de ter wireless onde eu fui e de eu ter lado o note, sinceramente naum tava na pilha de nada ehehehe
MAS CÁ ESTOU enfim!!!
E já vou concordando em partes com seu post. Sendo claro: EU AMO O NATAL. E adoro as músicas natalinas... mas NÃO GOSTO destas adaptações de músicas estrangeiras como esta q Vc colocou. Coisa porca e mal feita... sinto nojo eheheh
Mas Natal eu gosto sim!!! E vc me conhece um pouco, vc sabe q eu naum sou felizinho e cheio de amor apenas nos dias 24 e 25 eheheh né?
Sobre festa cristã... respeito o q as mídias escrevem apenas pelo fato de que a maior parte de quem trabalha nelas hj em dia mal sabe escrever o seu nome... sabem pouco ou nada sobre história, comportamento ou tradições. Chamam o que não sabem, por nomes que ouviram falar, adjetivam coisas baseados em "ouvir dizer"...
Sou católico de batismo, mas não pratico a religião. Exercito sim algo que se chama fé ... e para isso me apego a leituras, busca, etc onde eu achar que devo e encontrarei respostas. Tiro minhas conclusões ... e sigo feliz da vida adorando arvores coloridas por luzinhas brilhantes, papai noel, presentes, sorrisos e td o mais(além da comida toda).
Não entro no mérito no entanto, de ser uma festa de opulência apenas num dia do ano... pq seria burrice tentar escrever uma tese num comentário eheheh
EU AMO O NATAL... e amo estar em família e com pessoas q eu gosto e que gostem de mim ehehhe
No mais... outra vez aplaudo seu post, vc com textos sempre bem argumentados eheeh e peço desculpa por escrever demais aqui eheheh TE ADORO MENINA LINDA! =)

meus instantes e momentos disse...

Ano Novo, é o resto de sua vida, é o daqui a pouco, é o amanhã é o tudo que está por vir.
Pegue sua força, sua vontade,e se jogue na vida. A Felicidade te espera,olhe pra frente
vibre, lute, na consciência que nada é impossivel. Se não acontecer hoje ou amanhã, vai acontecer depois.
Viva a vida em toda sua plenitude. Que seu coração lhe guie, e sua razão lhe de o rumo, o prumo.
Pegue seu sonhos coloque debaixo do braço,levante a cabeça, e vá.......Voce pode, acredite. Sempre.
Tempos felizes que ainda vem. Um feliz 2009 em diante.....
é o que eu desejo a voce.
Maurizio.

Flávia disse...

Moça linda, Natal pra mim é todo dia, quando a gente sente o significado dessa celebração em cada pequeo gesto. Então, Feliz Todo Dia pra você! E que 2009 te traga muita felicidade, paz, luz, e muitas, muitas esperanças e realizações.

Beijos!

Nadezhda disse...

Não concordo com você quando diz que "Todo mundo sabe que o Natal é uma data acima de tudo comercial".

Isso é o que nós fizemos com o Natal.

Feliz Natal (Um pouco atrasado)!

;)

Igor Lessa disse...

"Católico-não-praticante" é uma expressão-piada-em-si, rss...

Ai, ai... Todo ano as mesmas mobilizações, né?... Mas o difícil mesmo, minha amiga, o dificílimo, o quase intrasponível obstáculo, ainda está por vir: O CARNAVAL!

A TV vai ficar com som de pandeiro e apito, o aumento do mercado de penas para roupas vai aumentar em 120% por cento, e só vai sobreviver na rua quem tiver MP3, e bastante bateria.

Mas, de qualquer forma, passo a mensagem com mais uma musiquinha:

*I wish you a merry christmans, and a happy new year!!!*

hehehehe


Olhando Pra Grama - Crônicas de um ansioso

Tony Madureira disse...

Olá,

Natal é sempre que um Homem quer!

Bom Ano!!


Beijinho

Mandy disse...

Realmente tbm prefiro ano novo que natal, apesar das comidas, dos presentes e da união da familia no Natal, hehehe!
... e graças a deus que essa droga de ano ta acabando, muitas esperanças pro ano que vem!! =)

Adorei teu blog, tu escreve muito bem a tua forma de pensar

Beijos ;*

Tatah Marley's Confissões disse...

A comida! KKKKKKKKKKKKKKKk
flor, admito.. sou católica, mas do tipo (MUITO) praticante. amo minha religiao embora nao concorde com muita coisa, mas acho que o que conta nao é ela, mas a fé.
E o Natal.. tá cada ano mais comercializado mesmo, e as pessoas a cada dia que passam ficam mais frias pra esta data tão especial! não vou me assustar se um dia ele acabar.
:/


quanto ao ano novo.. AMO ano novo! Acho uma passagem maravilhosa e querendo ou não, gera muita expectativa, pelo menos pra mim!
beijinhos!

Ynot Nosirrah disse...

Você disse tudo porque você é uma pessoa consciente. Fez considerações sobre essas festas de fim de ano e muita gente não se tocou disso que você falou. Por isso, vim prestigiar seu trabalho. Que o próximo ano seja melhor do que este para nós. Felicidades.

Anna Oh! disse...

Ahhh, tb não concordo com essa hipocrisia de Natal. Já ouvi comentários de umas 4, 5 famílias que tiveram reconciliações... eu, quebrei o pau em casa (hahaahhaahah, foda, mas se a situação foi desagradável, não vou sair poupando os outros pq é Natal). Gosto da comilança, da bebedeira, de ganhar 13o e presentes. Eis a parte boa. E assim, ano novo é por causa da pingaiada, não q eu fique refletiiindo assim, acho que faço essas coisas fora de época... essas coisas humanas de auto-avaliação e de querer ser alguém melhor, em constante reformulação... ah, eu faço isso em dias comuns.

Bjuuuuuuuuuuuuuuussss

lpzinho disse...

Amiga querida... Rá, eu já te disse que te amoooo menina??
Hhehehe.. bem, to passando pra te desejar um mundo de coisas boas, alegrias e felicidades em 2009!
E para agradecer pela amizade, por este lado de 2008 q tá sendo e foi precioso, inesquecível... por conta da sua presença, charme e simpatia... pela inteligência e doçura enfim!!!

Bjoooooo Rá... adoro vc!

Renata disse...

Prefiro o ano novo pela festa!!!!

Adorei o blog!!

voltarei mais vezes

Feliz Ano Novo!!

ah te linkei

Vinícius Aguiar disse...

Por se tratar de uma opinião pessoal, com a qual eu concordo em alguns pontos e discordo em outros, prefiro apenas desejar um ano novo maravilhoso, com muita saúde, paz e sucesso! Beijão!

Deathtagrazyta disse...

Concordo com vc, naum é que eu naum goste do Natal naum, mas parece que as pessoas só se preocupa em ser gentil nessas ocasiões. v.v

Tatah Marley's Confissões disse...

SAUDADES DE VOCE! POOOOOOOOOOSTE!

Janaína Moraes disse...

Olá.
Passo para desejar um feliz 2000inove e tbm para dar uma divulgada do meu blog

Estórias Medíocres está de novo endereço mais continua criativo como sempre.

http://estoriasmediocres1.blogspot.com

Passa lá...

Kamilla disse...

"católico não praticante não é católico, porque religião é algo para ser praticado". Gostei e concordo com essa frase!
Eu não gosto de Natal e fico indiferente com Ano Novo!

Tiago Moreira disse...

Feliz virada de ano atrasada, que tudo seja bem melhor pra ti neste 2009 que nasce, tu mereces.

Já postando da Autoestrada.

Beijos.

A Madrasta Má disse...

Olá! Raíssa te desejo um 2009 MARAVILHOSO, tudo de bom e colorido! bjinhos da Madrasta!

T disse...

e que seu ano novo seja maravilhoso!

Nataliinha disse...

Prefiro o Ano Novo pq acho Natal uma data mt hipocrita !
Feliz 2009 !
Beijos =)

Calebe disse...

Agora não quero nem falar de natal nem de ano novo. mas o seu post ficou bacana. eu podia dizer que achava o natal de qualquer maneira capitalista, mas eu me lembrei que disse que não queria falar disso...

Pelo pouco que vi acho que você é "que nem arte moderna. Não" foi "feita pra entender," foi "feita pra admirar... cada dia um pouco mais.”

grande beijo, com ano novo procê

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...