domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sobre “O Leitor”

Hoje vi o filme O Leitor no cinema. Quem ainda não viu, eu recomendo, pois é ótimo. A sinopse:

"Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas."



A história é de um garoto de 15 anos (Michael) que se envolve com uma mulher de 30 e poucos anos (Hanna). Ele acaba se apaixonando perdidamente por ela e continua amando-a muitos anos depois. Ela gosta dele, mas acho que não o ama. Um dia ela desaparece sem deixar rastros e satisfação, deixando o garoto muito chateado e inconformado. Anos depois, Michael se torna um estudante de direito e um de seus professores da faculdade o leva com mais alguns colegas para acompanhar um julgamento que, por uma interessante coincidência do destino, é o julgamento de seu amor da adolescência. Durante o processo, Michael percebe que ela não é culpada de algumas das acusações (por um motivo que não vou contar para não perder a graça do filme se vocês forem vê-lo), o que explica muitas coisas sobre o passado dos dois. Além disso, flashs de alguns anos da vida de Michael depois que Hanna desapareceu são mostrados durante todo o filme.


O filme é de leveza e sensibilidade enormes, daqueles que fazem você refletir muito e se lembrar de alguns casos da sua vida. Sabe aquela saudade do que não aconteceu e poderia ter acontecido? Está implícita no filme. O clima de uma relação in(mal)acabada, os sentimentos enraizados, as boas lembranças, as situações inesperadas, as escolhas feitas na vida, a vergonha, a mistura de sentimentos – todos estes elementos estão presentes em O Leitor. Todo mundo já passou, passa e/ou ainda vai passar por tudo isso. Enfim, é um filme com mexe muito com os nossos sentimentos. Vale a pena assistir; e relembrar.

12 comentários:

Dama de Cinzas disse...

Tem tantas indicações de filmes bons rolando na net e eu não tenho visto nenhum... snif... snif. Tb com esse calor horrível quem tem vontade de ficar vendo filme? rs

Beijocas

Dama de Cinzas disse...

P.S: Agora participo de um novo blog, o Mentes Discrepantes! Quatro opiniões, quatro perfis diferente, debatendo, semanalmente, um mesmo assunto. Nos prestigie. Passe por lá:

http://mentesdiscrepantes.blogspot.com/

Deathtagrazyta disse...

Achei super interessante, se puder eu vou ver sim.

Flávio disse...

Gosto muito de Ralph P.

A Madrasta Má disse...

Boa dica! hahahahahaha só acertou uma coisa!!!!!! hahahahahahaha, qual? não contarei (ainda!) bjinhos da Madrasta!

Mandy disse...

Na roça onde eu moro (ES), este filme não está nem na Pré-estréia ainda ¬¬'
... mas quando vier, se um dia vier pra cá, eu assisto sim!

Beijos ;*

lpzinho disse...

Oi Raíssaaaa!
Neem sei o q dizer... afinal aparentemente este filme deve ser realmente bom e envolvente com esta história toda.
Mas não ando mesmo com paciência de ver filme hehehhe e tem o q a Dama disse acima... de repente tem feito tanto calor... sair de casa, pegar cinema mesmo com o melhor ar condicionado q existir não me anima mto ehehhe
To chato... logo eu q vivia em cinema, todo dia eheeh
Adoro e quero bem demais vc, minha amiga!!
Beijooo!! Desculpe a demora!

A Madrasta Má disse...

Viu que postei as minhas respostas no post de ontem....

Minha querida, acho que já viu né.... que tem uma homenagem pra vc pra vc lá no blog! não sei se já recebeu, mas por ser uma das primeiras a me acompanhar e pela amizade e carinho é que repasso de coração....passa lá.... Bjinhos da Madrasta!

meus instantes e momentos disse...

é bom voltar aqui.
Gosto do teu blog.
Maurizio

Priz disse...

Hmm tu me deixou com super vontade de ver esse filme, gostei mesmo hein!
/respondendo comentário: Noossa Ra, brigada pelo apoio, eu vou estudar um monte sim, até porque nem teria grana pra fazer cursinho, então é agora ou nunca!
Ahh eu vou continuar usando caderno frufru quando estiver na faculdade e não quero nem saber, eu não vou usar aqueles cadernos enormes e sem graça só pra acabar com a minha coluna.rs

Nanita disse...

não havia ouvido falar desse filme ainda. mas como amo filme de paixão e ainda mais filme em epocas *.* eu acho que vou correr para vê :)

Mary West disse...

Gostey da indicação. Vou tentar assistir, no momento tou louca p/ ver o lutador.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...