quarta-feira, 11 de março de 2009

Porque pecar nem sempre é pecado.

Pelo contexto religioso, pecado é qualquer desobediência à vontade de Deus; também está ligado a erro e distanciamento do correto. Os conhecidos 7 pecados capitais fazem parte de um conceito que surgiu antes do cristianismo e que conhecemos hoje como vícios.O catolicismo utilizou-os com o intuito de controlar, educar e proteger seus seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. No entanto, não há registro dos 7 pecados capitais na Bíblia. A Igreja Católica classificou e selecionou o pecado em dois tipos: os pecados perdoáveis sem a necessidade de sacramento da confissão e os pecados capitais, merecedores de condenação. (definições retiradas daqui)

Se foi a Igreja Católica que inventou isso tudo, como inventa todas as mentiras e baboseiras que prega até hoje para beneficiá-la, por que nós temos que aderir e acreditar em suas palavras? A Igreja não tem o poder de dizer o que imperdoável ou não, ela não é Deus; aliás, está muito longe Dele, mesmo dizendo que O representa na Terra. E por que somente sete pecados capitais? Por que não 10 ou 15? Existem muito outros pecados piores que a preguiça, a inveja, a gula, a vaidade, a luxúria, a avareza e a ira. Eu acho que estuprar uma menina desde que ela tinha 6 anos e engravidá-la de gêmeos aos 9 é o pior pecado que um homem pode cometer, e é bem pior mil vezes que qualquer pecado capital. Já a Igreja, acha que abortar os bebês que provavelmente não conseguiriam nascer e que matariam a pequena mãe é o pior pecado de todos claro, porque seus padres adoram estuprar criancinhas. Ela precisa se defender e manter o seu poder sobre a cabeça fechada das pessoas. Mas enfim... Voltando aos 7 pecados capitais...

É natural do ser humano pecar. Todo mundo peca e vai pecar até morrer, até nas prováveis próximas vidas. Eu diria que pecar é a coisa mais natural do mundo e que é uma coisa muito relativa – o que pra mim pode ser pecado, pra você pode não ser e vice-versa. Além disso, os 7 pecados estão diretamente ligados à hipocrisia. Por quê? Porque todo mundo comete todos os pecados o tempo todo, nem que seja em pensamento ou sem perceber, mas não admite. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que não sente inveja de ninguém? Ou que não é vaidoso? Ou que não é muito ligado a sexo? Ou que nunca foi pão-dura? Eu, várias. O ser humano além de naturalmente pecador, é hipócrita, e não consegue admitir que comete erros e que possui certos defeitos condenados pela sociedade - aí entra a parte histórica do catolicismo, que considera alguns pecados imperdoáveis. Eu admito sem problemas: cometo todos os 7 pecados capitais e mais alguns.

1. Preguiça: Eu sou muito preguiçosa para algumas coisas. Tenho muita preguiça de ler livros, me dá sono; prefiro ler na internet, mas mesmo assim tem uma hora que cansa. Tenho preguiça de sair do quarto às vezes pra pegar alguma coisa não tão necessária naquele momento. Tenho preguiça de fazer trabalhos chatos e enrolo de vez em quando. Morro de preguiça de fazer qualquer coisa quando está chovendo muito, nem saio de casa. Tenho preguiça de sair quando me chamam pra algum programa em cima da hora, porque sou lerda pra me arrumar. Tenho preguiça extrema para acordar cedo. E por aí vai.



2. Inveja: Eu sinto inveja de algumas pessoas e situações, mas a maioria é a dita saudável, não faz mal a ninguém a não ser a mim mesma. Você pode ter inveja e prejudicar a pessoa da qual sente inveja ou guardá-la pra si e tentar esquecer. Sabe aquela bolsa (ou qualquer outro objeto) que você está de olho há um tempo, só que é muito cara pra sua renda, e você vê uma amiga sua com ela quando se encontram? E quando praticamente todas as suas amigas estão namorando e só você está sozinha há séculos? Ou quando você queria muito ter um dom e outra pessoa o tem, tipo tocar algum instrumento ou falar uma língua muito complicada? Ou também quando você vê que algum conhecido tem uma vida muito fácil enquanto a sua está sempre complicada? Pois é, a inveja está te dando um olá.


3. Gula: Meu pior (ou seria melhor?) pecado. Se eu não engordasse, comeria o dia to-do. Se alguém me ligasse, eu estaria mastigando. Se alguém olhasse para o lado e me visse, eu estaria comendo. Comer é muito bom né, gente? Uma das 3 melhores coisas da vida! É claro que eu não como o dia todo, mas de vez em quando cometo este pecado, e gosto muito de cometê-lo. Aliás, não acho que a gula seja um pecado. Pecado pra mim é jogar comida fora.



4. Vaidade: Só não sou mais vaidosa por falta de dinheiro. Adoro me arrumar, me maquiar, comprar roupas e acessórios, cuidar do cabelo. Só no dia-a-dia dos estudos que sou meio preguiçosa pra me arrumar, mas quando saio me arrumo bastante. Que mulher não é vaidosa? Ou melhor, que pessoa não é vaidosa? Até pessoas com estilo considerado estranho são vaidosas, porque elas se vestem daquela maneira para se sentirem arrumados para a tribo a qual pertencem - possuem piercings, tatuagens, usam pulseiras grandes, roupas diferentes (e por isso chamativas), cintos com rebites, sapatos extravagantes, maquiagens pesadas e/ou exageradas, etc. Tudo isso é vaidade; elas se acham bonitas se vestindo daquele jeito. Se essas pessoas não fossem vaidosas, nada disso faria diferença para comporem o seu visual. Até menino de rua é vaidoso – canso de ver pivetes com o cabelo loiro-Belo aqui no Rio de Janeiro. Inclusive, há uns anos um menino pediu dinheiro para a minha mãe, ela perguntou se ele estava com fome que ela lhe comprava um lanche e ele disse que queria comprar uma tintura de cabelo... Vê se pode? Não tem dinheiro para nada, nem para comer, mas quer pintar o cabelo lembram daquele grupo de pagode Soweto? Pois é, lembrem-se agora do cabelo do vocalista, o Belo! Pra gente ver como a vaidade está na pele de todas as pessoas.


5. Luxúria: Bom, também sou filha de Deus né. Quem não gosta de uma sacanagem de vez em quando (ou sempre)? Hahaha. O ser humano tem o sexo como uma necessidade fisiológica, mesmo que não seja o ato em si, pode ser apenas uma pegação.


6. Avareza: Sou pão–dura com comida, confesso. Adoro comer bem, mas detesto gastar o meu dinheiro pra isto. Eu sou controlada, não gasto com o que não posso, mas quando tenho dinheiro não me importo de gastar. Sou até mão aberta com algumas coisas.


7. Ira: Perco a paciência com facilidade, então não venha me perturbar, ficar me perguntando a mesma coisa 100 vezes e me fazer repetir coisas óbvias. E quando eu fico com aquela raiva braba, sai de baixo!

Então, gente, vamos pecar muito, porque somos seres humanos imperfeitos, portanto nós podemos. E nada de ficar se punindo porque cometeu um dos tais 7 pecados capitais, “os imperdoáveis”. Às vezes, pecar não é pecado. É tudo uma questão de ponto de vista.

Texto escrito para o Blorkutando.

26 comentários:

lpzinho disse...

Meu DEUS hehehe FABULOSO o seu post atual Raíssa!!!
Vamos por partes, primeiro o lado menos sério, a parte sobre a Igreja.
Engraçado notar como cada vz mais a Igreja se distancia daquilo que seria a sua missão e fica mais e mais com 'cara humana' perdendo fiéis e se fechando nos seus dogmas ultrapassados. Acho até que mta coisa teria fundamento e ajudaria o mundo a não estar nessa zona. Porém, do jeito que ela quer que funcionem as coisas não dá pro mundo atual. Aliás, essa confusão entre fé e religião está matando a Igreja, ou seja.. fé em algo, numa força superior não faz mal a ninguém. Mas qdo esta fé é assumida por um poder humano em nome de DEUS, dai o bicho pega! Enfim... falando dos teus pecados, eu diria que Vc sim é um pecadinho! Linda, elegante, inteligente, perfumadinha, delicada e determinada, manhosa e amiga... Vc é simplesmente perfeita!
Rá... adorei cada letrinha, excelente idéia, ficou quase um meme com os sete pecados e... por eles dá pra ver o qto vc é apaixonante como ser humano.. que pecados qual nadaaaaa menina maior!
Te amo amiga... obrigado por td! Saudade!! =) Bjoo

lpzinho disse...

Nó!
Fui o primeiro!!

lpzinho disse...

Tava relendo... ah, esqueci de comentar.
Sobre o caso do estuprador... é realmente de causar nojo a atitude do sujeito, não apenas por forçar alguém a fazer sexo contra a sua vontade, mas principalmente por se tratar de uma criança. De todos os ângulos que se olhe isso o caso será mais uma monstruosidade cometida por um idiota cujo cérebro é comandado pelos hormônios.
Um animal destes não pode viver em sociedade, livre e desempedido. Mas quem se lembra dele nesta hora?
Pq essa besta humana não teve seu nome lembrado para ser excomungada ao invés da menina, dos médicos e demais vítimas disso tudo??

TENHO NOJO disso td... e depois ainda me vem o padreco lá dizer que a excomunhão tem jeito, basta o arrependimento para haver o 'perdão'... Tá, a menina vai se arrepender de ter seduzido o anormal... os médicos tb por terem salvo a vida da garota que não estava preparada para conceber e dar a luz ainda... Ora, ora, ora... é por essas e por outras que a Igreja cada vz mais se esvazia. Só cego não percebe a grandiosidade desta ignorância toda cometida pelo 'excomungador' de plantão!!


Revolta MODE ON!

Bjoooooo Rá!!

Dama de Cinzas disse...

Acho tb que tem muito mais pecado podre no mundo do que esses 7 aí... rs

Mas dentre os sete o que mais me incomoda em mim é a preguiça... affe... como sou preguiçosa e a gula... só penso em rodízio de pizza... ahahah

Beijocas

Vinícius Aguiar disse...

Como sempre, um interessantíssimo post! E se quer saber, concordo com vc... acabei de falar sobre os malditos DOGMAS da igreja num post meu também... acho que Deus está muito acima de qualquer preceito colocado no mundo por SERES HUMANOS, imperfeitos, e com claros e evidentes interesses... ainda bem que as pessoas aos poucos estão percebendo isso!

Senti sua falta... apareça mais!
Beijos!

Sujeito Oculto disse...

Mas a graça da vida é pecar. Por isso são pecados. A Igreja tem como objetivo tirar toda a graça da vida para esperarmos por uma outra melhor após a morte.

Coisinhas da Jeh _ disse...

Ain menina, também fiquei revoltadissima, não dá pra entender tamanha ignorancia né? :@
Obrigada pela sugestão quanto ao nome do blog! Ameeei ;D
Beeijos Ra ;*

Mandy disse...

Ah na boa ameei! rs
meu pecado? TODOS. kkkk
Mais de uma forma saudavel é claro! rsrs

Bjs :)

Ps: eu levei dias pra fazer esse Meme tbm! rs

Flávia disse...

Teu post disse tudo. Pecado é se ater a coisinhas miúdas ao invés de abria a mente para o que realmente interessa.

Beijos!

lpzinho disse...

Raíssinhaaaaa do coração, que saudadeee!!!

Menina maior, eu fiquei com a idéia do seu post na minha cabeça estes dias todos!
Como vc consegue ser assim, tão única ein? Adooooro teus textos e mais ainda, esta forma de pensar e argumentar!
Simplesmente show!!
Te admiro e amo mto!!

Bjooooooo Rá!! ^^

M. disse...

Concordo plenamente... Tbm acho que o assunto "pecado", seja completamente relativo...
Apesar de achar que, em mim, a preguiça grita insistentemente!

Hehehhe
Ótimo texto!!

Xeroo
=D

Gaby disse...

Hahaha. Amei o post.
E concordo plenamente..

=]

Tiago Moreira disse...

Na minha condição de ateu acho que pecado é não pecar, Kkkkk, exceto para quatro destes: Ira, avareza, inveja e vaidade, os outros três... tudo de bom.

Beijos.

Nathália disse...

Casa comigo! *-*
Hahahaha

Por isso que me sinto tão bem sem religião. Não quero viver com medo de um Deus que tá aí pra me punir.
Acredito numa força superior que é realmente superior.

Beijo!

Mary West disse...

Soh não peca quem não vive as coisas boas da vida. Fato!

Ariana disse...

Prefiro nem comentar!
fiquei sem palavras!

bju

Clecia disse...

Oi,Raíssa! Adorei o post. Sou católica, mas confesso que discordo de muita coisa que a igreja teima em defender. Sou contra o aborto, mas nesse caso sou a favor. Como não ajudar uma criança nesse caso? Ela jamais conseguiria gerar aquelas crianças. Quanto aos pecados...Realmente quem não peca,né? O mais significativo em mim é o da gula. rsrs Adoro comer, embora esteja me controlando para perder alguns quilinhos. rs Bjos e boa semana!

Priz disse...

concordo totalmente cara! É terrivel essa coisa da igreja fica proibindo e se revoltando contra aborto e coisa e tal, uma criança, tendo outra, que abuuuso deles!
Eu já nem frequento a igreja pra não escutar abobrinhas. Enfim, de qualquer forma tooodos cometemos os tais pecados capitais, e viva o pecado então, porque não tem coisa mais gostosa no mundo do que a sensação de estar fazendo algo errado (que nao realidade nem é tão errado assim), mas enfim,se sentir em perigo!
Claro, levando em conta os pecados capitais, apenas eles, e de leveee né!
:D
Não mato ninguém por ter inveja, por exemplo.

:D

Beiiiiijos Ráá

A Madrasta Má disse...

A mídia também, pintou e bordou né com o caso... esquecendo um pouco o caso da menina e falando sobre o aborto em si:

1)- A imprensa tenta esconder a gravidade dos fatos usando termos muito bonitos: INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ (Aborticídio) e gravidez de alto risco (Toda gravidez de ALTO RISCO E DECRETAÇÃO da morte dos bebês?).

2)-Os métodos LEGAIS da prática do ABORTO PROVOCADO (Aborticídio) são brutais e desumanas, SÃO VERDADEIRAS SALAS DE TORTURAS para os fetos em pleno século XXI - E ainda tem pessoas que acham que estes temas não devem ser abordados (Por que incomoda ? É pra incomodar mesmo !!!).

3)- SEGUEM A LISTA DOS ATUAIS MÉTODOS DA INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ (Aborticídio)- Qual deles você acha que foi praticado com as criancinhas?)
3.1)-SUCÇÂO: Este é um dos métodos legalmente autorizados para abortar: é semelhante a um aspirador, o bebê é sugado do ventre da mãe e posteriormente feito em pedaços.E depois uma enfermeira, ou médico conta friamente os pedacinhos, para saber se não ficou algum dentro do útero assassino.

3.2)-EMBRIOTOMIA: É um método que já está em desuso, mas que consiste em o médico cortar o bebê dentro do ventre da mãe (com instrumentos especialmente concebidos para este fim).

3.3)-OPERAÇÃO CIRÚRGICA: É utilizado em estados de maior desenvolvimento do feto. Consiste em retirar o bebê do ventre materno e matá-lo quando ele já estiver fora. Como aplaudir a uma barbaridade destas ? São dois assassinos estes péssimos profissionais !!!

3.4)-SOLUÇÃO SALINA: Cada vez em maior uso, consiste em injetar solução salina no saco embrionário. O bebê morre queimado devido ao sal da solução, porém antes se debatem, abrem a boquinha gritando de dores (Assista o filme: GRITOS DO SILÊNCIO).

Tá chocado(a)?

Pois é.... não falei em religião.... apenas em vida, muito difícil, um assunto super polêmico, ainda mais envolvendo religião!


Bjinhos da Madrasta!


PS.: aha uhu a montanha russa é nossaaaaaaaaaaaa! kkkkkkkkkkkkkk

ลndreia disse...

Eu pego à grande todos os dias! *

Otário disse...

torna-se pecado quando concretizado com 2ª's intenções, penso eu.... estarei certo?


Visita-me em Blog-do-Otario

e dá a tua opinião na votação!

BlogDoOtario,
todas as Segundas às 15h15 uma nova rubrica!

Nunca a Segunda soube tão bem!

http://blog-do-otario.blogspot.com

Jeniffer Santos disse...

ahhh pecar é bom d+!!! peco sem medo, pq sou feliz assim!

xêro moça!

Desarranjo Sintético disse...

Bom, certamente você não "pecou" pela "preguiça" de escrever um bom post. Está ótimo. E realmente eu concordo. Dizer que esses supostos pecados são imperdoáveis é total exagero. O que é imperdoável é matar, roubar, mentir para maldades, estuprar.
Eu tenho uma teoria de que "tudo que é bom" , se feito em exagero vira um pecado capital, ou seja, fazendo tudo que gostamos e temos necessidade(e até porque somos humanos e todos os humanos fazem isso) é pecado. Ninguém vive sem e ponto. É pura hipocrisia.
E ainda inventam agora mais 6 pecados capitais, agora são 13. E entre eles está o pecado de não poder ficar rico, ou algo assim (escrevi um post sobre eles, se quiser ver). Agora tu me diz: A igreja é a primeira pecadora em potencial nesse caso. E os votos de pobreza?
Bom, depois disso, temos mais é que pecar mesmo...ahahha.
Bjoks.

Fábio.

404 Not Found disse...

haha, você é sempre muito polêmica... gosto disso, de não teres vergonha de dizer o que pensa. Gostei muito do texto e concordo. Os 7 pecados capitais foram os homens que inventaram, não Deus, e quem são eles pra julgar outros? A igreja deveria ser mais liberal... o convervadorismo é loucura. Tem tanta barbaridade que acontece e vão se preocupar com esses 7 pecados capitais que nem são de nada... E outra coisa... acho que os padres deveriam poder casar e tal, quem ama Deus, o ama de qualquer jeito. Essas paradas me irritam muito! hahahaha
beijos :*

A Madrasta Má disse...

Olá minha querida, tem uma maçãzinha para você..... to esperando lá no blog.... venha morder, porque esta você não tem!!!!! Bjinhos da Madrasta!

A Madrasta Má disse...

Olá minha querida tem presente pra vc no post:

http://amadrastama.blogspot.com/2009/03/selo-blog-inteligente.html

Não sei se vc já tem, ou se já pegou hahaha, mas foi com carinho que pensei em vc. Desculpe o atraso em avisar, tenha uma excelente semana, bjinhos da Madrasta!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...