domingo, 1 de março de 2009

Todo Carnaval Tem Seu Fim

Segundo a Wikipédia:

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.


Que o Carnaval é uma festa bonita, colorida e alegre todo mundo sabe; e que é super agitada, ninguém discute. Agora, que é divertida, alguns discordam. Nem todos gostam de ir pra rua ficar pulando e sendo esmagados num calor de 40º, além dos tipos de música. Aqui no Rio, o que mais se toca nos blocos é samba e marchinhas, além das tradicionais escolas de samba que desfilam todo ano pela avenida. Em Salvador, é o axé que rege a folia. Em Pernambuco, também há blocos de rua, mas diferentes dos cariocas, com músicas e danças típicas, como o frevo. O Carnaval brasileiro é considerado o mais animado do mundo e, talvez, o mais bonito; por isso é o mais famoso. Acho que este título deve-se também à alegria do povo brasileiro, não só às tradições, já que é ele que anima as ruas. Vários turistas todo ano vêm aqui para o nosso país conhecer as cidades, gastar dinheiro e se divertir com as nossas comemorações carnavalescas. E se eu disser que não gosto destas comemorações? Gosto das roupas, das fantasias, dos desfiles das escolas de samba, da animação das pessoas, de vê-las brincando de serem felizes. Acho tudo muito bonito e colorido, mas não gosto de participar do Carnaval e de suas festas em si. Melhor dizendo, não gosto de pular carnaval.

Quando eu era criança, gostava do Carnaval por causa das festinhas do colégio e porque, claro, eu ficava 1 semana sem aula. Como eu morava em São Paulo, nunca havia ido a um bloco de rua ou qualquer coisa parecida. Geralmente, passeava com meus pais e às vezes vinha pro Rio visitar meus avós. Só fui saber o que era um bloco aos 15 anos, que foi quando comecei realmente a sair mais sozinha. Fiquei ansiosa nos meus 2 primeiros carnavais na rua, mas como eu não gosto de samba nem sou chegada a marchinhas, não conseguia me divertir em todos os blocos. Alguns tocavam a mesma música durante horas, outros ficavam tão lotados que me sentia até desconfortável por não conseguir me mexer naquele calor em meio a tantas pessoas pessoas e em outros eu acabava ficando logo cansada, enjoava daquilo tudo. Depois desses 2 carnavais, percebi que o Carnaval não era bem do jeito que eu imaginava, porém fiquei me forçando a ir aos blocos até ano passado. Esse ano, percebi que não gosto mesmo de blocos de rua e deixei pra lá, pois não estava mesmo com muita vontade de ir. Eu até queria ir em um ou dois blocos, mas não fui em nenhum, porque na sexta-feira de Carnaval começou uma crise de sinusite. Este foi o Carnaval mais desanimado que já passei, o que mais fiz foi descansar e ver filmes. Mas ah, outros virão. E dessa vez, vou planejar tudo pra passar essa semana carnavalesca com muita diversão e de preferência fora do Rio, porque ninguém aguenta a mesma coisa todo ano.


Como todo ano e tudo na vida, o Carnaval sempre tem seu fim. O que para alguns já começou em fevereiro, pra mim começa amanhã. Essa semana recomeça a minha rotina universitária, e com alguns elementos a mais. Então, adeus Carnaval e adeus férias. Até o ano que vem e o final do ano, respectivamente!

Ps: A partir deste post, começarei a escrever textos para o Blorkutando. O blog entrará numa nova fase, então fiquem de olho!

23 comentários:

Mary disse...

Valeu pelo apoio querida...
E com certeza tem (muita) gente que não gosta de Carnaval, eu por exemplo, nem gosto nem desgosto: finjo que não existe!

Tbm tô escrevendo pro Blorkutando! É bem legal!

Xeroooo
=D

Vinícius Aguiar disse...

de fato, o carnaval é uma festa bem bonita... nem sempre feliz como gostaríamos, mas participar ou não é uma questão de gosto!

beijos e boa sorte na nova fase do blog.

.daia. disse...

ah,, eu queria carnaval pra sempre!
ahuahuhauhua
ou pelo menos um mes mais ou menos hahaha

beijnhusssssssss

lpzinho disse...

Oi Rá.. bacana demais conhecer um pouco mais de Vc, através dos teus textos. Aliás, sempre bom saber de vc menina maior!
Amiga... achei tão TUDO este post.
Gosto de te ler... e em alguns aspectos acho q somos 'parecidas' hauahua... não sou fã de carnaval. Gosto até de ver fantasias, o trabalho q se faz nesta época para q o carnaval se torne realidade mas sinceramente nunca tive mta afinidade com o evento momesco ehehhe
Acho até q tirando o fato de eu ter nascido em pleno sábado de carnaval, eu simplesmente ignoro a data... e olhe que eu já fui em sambódromo e td o mais, mas pra conhecer e ver como era.
No mais.. pra um País q vive embriagado pelo alcool, pela corrupção, pela banalização do sexo e da violência, acho q o carnaval está cada vz mais cansativo. Queria era ver as pessoas felizes por estarem vivas, por terem saúde e não assim, esperando feriados pra viajar e encher a cara, pular e pular...
O ser humano se subestima... felicidade deveria ser todos os dias e não aparente ou aditivada ehehe
Enfim.. to chato hj mais do q sempre!
Beijoooo... vou ver o link ali dos teus textos.... =) Adoro vc

Deni disse...

parabens pelo blog . . .minha primeira vez aki
aah e carnaval eu num gosto mto..é divertido sair...viajar com a familia mas o carnaval em si é cansativo e sem mta graça eu axo . .


grande abraço
e atualizei o
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
sera bm vind lá
abraço e ótima terça!
[tá cabando a semana]

Priz disse...

bom vamos lá, eu li seu blog ontem e fiz um comentário mas não foi ¬¬" então vou lembrar tudo que disse..
Eu também não curto muito carnaval não, o feriado?! é mara!! Mas essa coisa de suor e muita gente não é comigo não. Nunca vi um desfile (não um de verdade né) e nem fui em blocos, mas nem penso em ir, mesmo assim.. sou muito mais ficar em casa ou ir a uma pequena festinha, enfim..
Ta lindo aqui querida..
li seus antigos posts, 1º achei ridiculo o carinha lá que copia seus posts, e 2º você me inspirou total pra fazer um post contando como conheci meu namorado *-*
quando postar você corre lá ver hein!
Beeeeeeeijos

Jéssica disse...

eu amo carnaval, e pular carnaval. hauehauehaea boa sorte na vida universitária nesse ano! :D fiquei com saudades daqui viu.
beijão!

Patrícia disse...

Eu adoro carnaval...
Não curto esses desfiles, ate acho bonito, mas não me encantam!
Gosto mais de caranval de rua... acho bem divertido!

Beijos

Mary West disse...

e eu que nem tive. É incrivel como posso sentir falta de coisas que nem cheguei a vivenciar. :(

- mandy disse...

Ah, legal o post.
Realmente, o Carnaval do Brasil não tem compração...Simplismente TOMAMOS pra nós essa festa...Como se tudo tivesse se originado aqui.

Obrigado pela visita.
Volta sempre.
Bjinhus ;*

Mandy disse...

Ah que nem eu, começei a ir pra festa de carnaval agora com 15 anos, e tbm não gostei, e não pretendo voltar! rsrsrs
Mais meu carna até que foi bom! :)

beijos

Coisinhas da Jeh _ disse...

Nossa, minha mãe fala exatamente isso, dá raiva viu :@ rs

Ain, meu carna foi tão foda :/ passei em casa, no tédio.
Beeijos ;*

Egon Henrique disse...

olá, achei legal o blog, e o texto, mas mesmo assim quero expressar dizendo que odeio cultura futil, odeio carnaval e tantas outras porcarias que existem em nosso país, mas mesmo assim tem outros tantos que gostam, fazer o que, nada é perfeito...

Abraços

Tiago Moreira disse...

Curti carnaval até uns dez anos atrás, hoje não me apetece... muita gente junta, briga, e aqui no meu caso, na Bahia, o Axezão e o Pagodão bombando no juízo, que eu não suporto. Minha alternativa é fugir, sempre, ou para minha terrinha natal (Chapada) ou para alguma praia.

Beijos.

A Madrasta Má disse...

Olá minha querida, realmente parece que o ano só começa depois do carnaval né.... Felicidades e sucesso! bjinhos da Madrasta!

404 Not Found disse...

aah, também sou a mesma coisa, o carnaval é lindo, mas não gosto de pular carnaval, é bom sair e se reunir com os amigos e aproveitar esse feriado ;)) beijos

Nathália disse...

Eu gostava de carnaval quando era criança, onde eu me fantasiava e pulava a noite inteira.
Mas hoje... Sei lá... Curto o molde mais antigo, mas no geral a festa me desanima. Rsrs

Beijo!

Tailany Silva disse...

Eu amo o Carnaval, sempre passo a Recife, cidade vizinha a minha e que eu amo demais! Não troco isso aqui por nada! :D

, lary gerheim *-* disse...

Olá! Desculpe, mas como costumamos ler apenas os textos mandados na comunidade do orkut, não vemos os textos que estão nos comentários :/
Os vencedores dessa semana já saiu, e não vimos o seu infelizmente, participe de nossa comunidade no orkut, lá você pode estar por dentro de todos os detalhes do blorkutando. http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=60772101

Beijos, Lary.

Nataliinha disse...

Ah, que pena q a sinusite te pegou.
E ano que vem me RECUSO a ficar aqui no Rio....
Quero partir pra Ouro Preto msm.

BJs =)

lpzinho disse...

Amiga blogueira linda, menina maior... Rá querida, passei pra te deixar um abraço apertadinho, com ar condicionado ligado, mto carinho e alegrias perfumadas!!^__^ Um beijo de pelúciaaaa pra vc!!!

A Madrasta Má disse...

OLÁ MINHA QUERIDA... OBRIGADA PELO CARINHO... PARABÉNS NÃO SÓ PELO DIA 8 DE MARÇO, MAS TBÉM PELOS OUTROS 364 DIAS DO ANO!!!! BJINHOS DA MADRASTA!

- Marília disse...

Ficareii de olho, embora eu esteja quase loucaaaaaaaaaaaaaaa! Minhas aulas começaram e tá difícil conciliar estudos/trabalho. haoihaoihao nÃo é segredo pra ninguém, mas a rabugenta aqui detesta carnaval.
Prometo que vou tentar acompanhar teus textos no Blorkutando.
Guria, teu blog é um dos poucos que me prende - adoro sobre os assuntos que tu escreve, de verdade. Tentou entrar pro Tudo de Blog 2009?
Beeeijooos =***

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...