sexta-feira, 3 de abril de 2009

Felicidade Monetária

O dinheiro pode comprar pessoas, mas não pode comprar o amor que elas podem sentir por você, nem carinho, nem amizade, nem respeito, nem nenhum outro sentimento; isso é fato. Entretanto, todo o resto ele pode comprar. Ninguém gosta que falte dinheiro no fim do mês, ninguém gosta de ficar sem dinheiro; então o que é isso de dizer que dinheiro não traz felicidade? Traz, sim. Apenas não te deixa plenamente feliz, ou até deixa dependendo da pessoa. Todo mundo precisa de amor, mas também precisa de dinheiro, senão vários casamentos não estariam sendo desfeitos por causa da falta de cifras na conta bancária.

Quem diz que dinheiro não traz felicidade é porque nunca teve um dinheirinho a mais ou nunca ficou sem ele. Isso é hipocrisia pura. Experimenta só ser chamado pra ir ao cinema pelos seus amigos e você não ter dinheiro pra ir pra ver se você vai ficar feliz... Aí você vai falar “Vou ficar feliz, sim. Vou ficar em casa e ver o filme que está passando na Globo com a minha família”? Alguém te chama para ir a uma festa super legal, mas você não tem dinheiro para comprar o ingresso nem a roupa adequada para ir; e todos os seus amigos vão. Você não vai ficar feliz com isso, vai? A sua pele está horrível, cheia de espinhas, manchada e/ou cheia de marcas. Você não tem dinheiro para ir ao dermatologista ou tem plano mas não tem dinheiro para comprar os medicamentos caríssimos. Vai me dizer que você vai deixar pra lá, olhar pro espelho e dizer pra si mesmo “Como estou feliz!”? Claro que não (para todas as situações) né. Alô! Acordem! Vivemos numa sociedade onde o dinheiro é essencial e não existe sem ele. Dinheiro traz felicidade, sim, e muita. Ele compra coisas necessárias para a nossa sobrevivência física mas também para a sobrevivência do nosso ego, e sem ela você não fica feliz. Você pode se divertir em casa e muitas vezes acaba gastando dinheiro para tal, mas também precisa sair nem que seja de vez em quando para fazê-lo também, sair com seus amigos, comprar uma coisinha ou outra para satisfazer a sua vontade, comer fora de vez em quando, tomar um sorvete, socializar, se arrumar, se sentir bonito, se sentir bem. E para isso, meus amigos, é necessário dinheiro.



Muitas das ditas coisas simples da vida não são feitas sem dinheiro, e se o são, não têm a mesma graça. Por exemplo, passear na praia ou na Lagoa. Você se veste, põe seu MP4 no ouvido, vai caminhando calmamente ouvindo a sua música, quando você fica com sede ou sente vontade de tomar algo, um coco talvez. E como você vai fazer pra tomar? Comprando. E o que compra a bebida? O dinheiro. A mesma coisa quando você sente aquela fominha na rua ou um desejo incontrolável de comer algo. É o dinheiro que vai comprar tudo isso. A felicidade não é feita de pequenas coisas? Então. Quando você compra alguma coisa que quer muito, a felicidade pode até ser momentânea, mas é enorme. Felicidade plena não existe, ela é feita de momentos felizes, e temos de aproveitar todos eles. Você não estará feliz sempre, então qual o problema de gastar um dinheirinho para levantar o astral e se sentir bem consigo mesmo?

Não entendo essa mania das pessoas de dizer que dinheiro não traz felicidade. Deve ser para não parecer capitalista aos olhos dos outros. Quanta hipocrisia... Querem saber? Prefiro uma pessoa assumidamente super consumista a uma que esconde seu instinto consumista só para passar uma imagem “positiva” de desapegada aos outros.

Existem pessoas que conseguem ser felizes sem dinheiro, mas são casos isolados de pessoas desapegadas de coisas materiais. Acho meio estranho, apesar de achar ótimo não ser materialista; é muito mais fácil viver sem se importar com bens materiais. Entretanto, vivemos numa sociedade onde impera o capitalismo selvagem, de pessoas que engolem pessoas, que passam por cima de outras, que destroem, que até matam por dinheiro. Se o dinheiro fosse tão ruim assim e não trouxesse nem um pouquinho de felicidade, isso não aconteceria. Ninguém gosta de viver na miséria, e se puder viver num luxo mínimo, não há quem não prefira.

É por isso tudo que eu sempre digo: já que você acha que dinheiro não traz felicidade, dê-me o seu e seja feliz!

E como disse hoje o meu professor de Sociologia: “Dinheiro não traz felicidade, mas eu posso estacionar o meu iate ao lado dela.”

Texto escrito para o Blorkutando.

23 comentários:

lpzinho disse...

Concordo com todas as tuas palavras. Sem precisar acrescentar nada.
Bacana o texto, pra variar mas percebo que cada vz mais vc está crítica e segura do que escreve!
Textos apaixonantes e contundentes, textos mtos sérios e bem fundamentados.
E no caso da pauta de hj, parabéns por não escrever o óbvio, num assunto que convida a gente a pensar apenas no que já foi pensado e se repete ad infinitum por ai.
Raíssa... é isso! E que fiquemos rica e rico logo hehehe!!! =) Te adoro demais menina crescidinha! =)

janao disse...

Hum, concordo que dinheiro não traga felicidade... em partes. Dinheiro X felicidade estão muito mais para o que se queira ter do que para o que se pode ter.
Gostei blog, parece que você ganhou mais uma seguridora ;)

Lays Melo disse...

Concordo!
Dinheiro traz felicidade sim! E acho uma hipocrisia descarada falar que não.
Adorei a frase do seu professor. hehe

Beijos

Dama de Cinzas disse...

Adoooooro ter dinheiro! Adoro não depender de alguém pra fazer minhas coisas. Adoro poder compras minhas bobagens sem ter que dar satisfações a ninguém... Enfim... dinheiro não é tudo, mas é quase tudo!

Beijocas

Nathália disse...

Essa vida sem bens materiais não faz meu estilo. Eu gosto de dinheiro e ele está sim ligado à felicidade.
Afinal, quem é que é feliz com um monte de contas atrasadas e sem dinheiro nem pra comprar uma coxinha no boteco?

Beeijo!

Ps.: Olha, não sei se tavam gostando... Mas, né, é bem possível. É cada pokémon que existe.

Bertonie disse...

Claro que dinheiro traz certos momentos muito felizes da nossa vida.
Pode-se dizer que ele traz felicidade sim, mas uma felicidade que passa depressa. Ele só dá um prazer imediato e tempo para aproveitá-lo até aparecer o próximo desejo, o próximo 'capricho'.
Ninguém é feliz vivendo com um salário mais que mínimo e milhões de contas básicas pra pagar né?



beigos mil

Clecia disse...

Bom, dinheiro não traz felicidade, mas ajudar a correr atrás dela. :) Bjos e lindo domingo!

Nadezhda disse...

Comentei isso em outro blog, mas como éo mesmo assunto...

Acho que felicidade não é bem a palavra. Satisfação seria acorreta. Dinheiro não traz felicidade, na minha opinião, mas trazuma satisfação enorme.

;)

♥Thályta Kutcher♥ disse...

Falou e disse. Tudo o que eu sempre pensei e falei.. Fui criticada, acredita?
É incrível como as coisas são...
Se eu não tivesse dinheiro para ir a festa não teria conhecido ,eu amor, logo, dinheiro facilita o encontro com a pessoa amada!
uahuauhauha
Tese doida, mas realista..
Bjusss

.daia. disse...

dinheiro não trás felicidade, só enquanto vc tiver ele
>.<

apoio!

- Marília disse...

Oii guria!
Bom, com ceteza dinheiro traz felicidade.. se não traz, ajuda muuuuuuuuuuuuito!
Concordo contigo quando tu diz que prefere uma pessoa que assuma ser consumista do que quem fica se fazendo... dinheiro é bom e todo mundo gosta!
Esse negócio de ser "politicamente correto" em relação ao uso do dinheiro não cola mais.
Beijooooooooo!

TORCIDA JOVEM PAPAGAIOS disse...

maneiro o blog se precisar de algum conselho estamos ai e o slide show... pow www.mafiadospapagaios.blogspot.com depois veja la...
xau bjo fuii

Vinícius Aguiar disse...

Bom, confesso que não concordo com tudo o que vc diz! Dinheiro é sim, maravilhoso, e creio que é consonante o fato de que ninguém pode viver sem ele! Mas felicidade não pode ser vista apenas como um estado de espírito... eu ainda sou daqueles que acreditam que existe uma felicidade plena, lá no final do horizonte, que todos nós podemos alcançar, basta que lutemos pra isso. E nesse caso o dinheiro é apenas um dos meios!

Mas o que me admira é a sua forma de escrever sempre oq vc pensa, a sua verdade nua e crua, e isso de fato é muito bom!

Adorei o post, parabéns!

Beijos!

Rayanne disse...

Concordo com muitas coisas que você escreveu,o dinheiro não traz felicidade,mas é muito mais cômodo ser feliz sem pensar em problemas financeiros ;D

Beijooos !

A Madrasta Má disse...

Dinheiro compra sim felicidade... Acho que as pessoas falam assim, pq tem coisa realmente que o mastercard não paga KKKKKKKKKKKK mas pro resto, adoro dinheiro! Bjinhos da Madrasta!

Mary West disse...

Traz somente felicidade momentanea. Mas nada contra. :D

Tatah Marleys disse...

Oiiii! Meu blog mudou!
Agora é esse aqui: www.peripeciasdatatah.blogspot.com

Obrigada a todos que NUNCA me abandonaram e estiveram do meu lado mesmo depois do meu afastamento!
Quem me acompanhava, peço que acompanhem no outro e saiam do antigo tá?

e agora.. VAMO QUE VAMOOO que eu to de volta!
beeeijo

lpzinho disse...

^__^ Raíssa... adoro vc!!!

Já lí seu post, lí de novo e to comentando de novo pq te admiro, respeito e quero bem.
Jamais passaria por aqui apenas por passar eheheh vc sabe pq eu te escrevi isso agora né... vc me conhece não é?

Adorooo e amo vc minha amiga mais linda!!! Bjokas e sucessos incontáveis!!! =)

ChulapA disse...

verdade
eu pessoalmente
gosto de dinheiro
hahahaahha
mas dinheiro tb nao eh tudo nessa vida..

Nathália Monte ;D disse...

adorei teu professor!!kkk
'todo mundo precisa de amor, mas também precisa de dinheiro' num mundo capitalista nao tem como a felicid nao estar somada a ter um pouco de dinhero!kkk
beijO

Mandy disse...

Ah mais é isso mesmo, dinheiro não é tudo mais é importante e necessário!

beijos :)

G I L B E R T O disse...

Pensamentos sinceros!!!!

Sei lá, já vi com tanto dinheiro na vida e não ser feliz na vida...

De tudo o que aprendi, reconhecendo que pouco sei, é que dinheiro não traz mesmo felicidade, mas, a falta dele, poxa! Traz um bocado de infelicidade!

Abraços!

Gostei de te visitar!

eva disse...

Realmente ,dinheiro não traz felicidade,manda buscar....
Só queninguém é totalmente feliz sem dinheiro,a gente precisa dele pra viver.O fato é que não é só o dinheiro que traz a felicidade ,tem que tê-lo junto com outras coisas ,amor,saúde e principalmente a paz interior.Bjs.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...