sexta-feira, 1 de maio de 2009

Há Que Se Ter Sorte

Alguns nascem com o bumbunzinho virado para a Lua; outros, com o bumbunzinho virado para Plutão. Creio que o famoso Murphy criou a sua Lei para equilibrar a sorte e, principalmente, o azar.

Nunca, mas nunca mesmo, consegui me dar bem em uma prova de múltipla escolha em toda a minha vida – quase sempre fico em dúvida entre duas respostas, e sempre, fato, marco a errada. Dá muita raiva quando uma pessoa burra tira uma nota maior que a minha porque a prova é de múltipla escolha e ela teve sorte de chutar as respostas certas, porque obviamente não sabia nada, não estudou.

Sabem aquele ditado azar no jogo, sorte no amor? Então, pra mim ele não dá certo e está errado, porque tenho azar nos dois. Minha mãe tem olhos azuis e meu pai tem olhos castanhos. Adivinhem quais olhos eu puxei? Os do meu pai, é claro.

Desde que comecei a estudar e a fazer liçõezinhas na escola, sempre fiquei na pior turma, a mais bagunceira, a que tinha os alunos que eram convidados a sair da escola, a que todos os professores reclamavam; e sempre fui a aluna que destoava da turma em alguns, ou vários, aspectos. E isso não ia mudar só porque entrei na faculdade, não é? Como isso é possível? Murphy.

Nunca ganhei nada em sorteio, a não ser um CD de música evangélica infantil uhull na Igreja, quando eu ainda a frequentava. E o mais bizarro de tudo é que, por mais que eu não estivesse nem aí para aquele CD, foi sorte mesmo, porque foram sorteados 4 números que não tinham donos antes do meu.



Entretanto, apesar disso tudo, acho que a sorte é algo muito relativo. O que é sorte pra mim, pode não ser pra você, e vice-versa. Há pessoas que dizem que mesmo que a sua vida esteja um lixo, você tem sorte de estar vivo. Vai dizer isso pra uma mendigo que passa fome, frio, calor, é maltratado por playboys que não têm o que fazer e droga-se pra tentar amenizar a situação? Ele não tem sorte de estar vivo, gente, venhamos e convenhamos. Para mim, ter sorte de estar vivo é quando você tem uma vida razoável e, mesmo que aconteçam coisas ruins nela – o que é normal -, tem a possibilidade de melhorá-la, o que não procede no caso do mendigo.

Não sou uma pessoa supersticiosa. Não acredito que pé de coelho, ferradura, trevo de quatro folhas, figas, fitinhas do Bonfim e um número qualquer vão dar sorte, nem que passar por gato preto, embaixo da escada, que quebrar um espelho e que sexta-feira 13 dão azar. Mas acredito que se você acreditar com toda a sua força que algo dá sorte, é bem possível que, em realidade, te dê sorte, tanto que existem roupas cuecas e calcinhas da sorte. As pessoas acreditam que sempre que usarem aquela roupa terão sorte, e isso realmente ocorre, apesar de não ser por causa da roupa. É uma espécie de efeito placebo: você acredita que algo cura e acaba curando mesmo.



O fato é que a sorte e o azar existem, sim, e não dependem só de você e da sua vontade. É disso que sobrevivem os chamados jogos de azar. Às vezes você é mais atingido por um, outras vezes, por outro. Acho que, além de você se esforçar, tem que ter sorte na vida, senão seu esforço não é, infelizmente, tão valioso. Você pode ter sido o 1º aluno da sala desde que aprendeu a ler, ter feito mestrado, doutorado, pós-graduação, vários cursos e mesmo assim não conseguir um emprego tão bom. Conheço casos do tipo. Isso é azar. Há quem nasça com e quem nasça sem. Pode não ser justo, mas é a vida. Não basta ser inteligente e esforçado, tem que ter sorte na vida. Sorte é uma coisa fundamental para todo mundo. Tem mais sorte quem, apesar de seus eventuais problemas, é verdadeiramente feliz.

Texto escrito para o Blorkutando.

17 comentários:

Mandy disse...

Eu nunca tive sorte em nada também... porém me dou melhor em questões de multipla escolha que discursivas! rsrs
E de fato mesmo não acredito em supertição, eu acredito mais em deus e em mim mesmo.. quando eu quero muito algo possivel, se eu quiser de verdade mesmo eu sei que consigo =)

Beeeijos ;**

PS: aaaamei o post abaixo!
Fitro Solar - P. Bial é muuuito bom, tenho até um post escrito já, mais ta guardado ainda não postei, rsrs

lpzinho disse...

Oi Raíssa, menina mais alta, menina maior, menina superior!!!!
Td bem com vc? x)


Bom... antes de mais nada, obrigado pelos parabéns pelo aniver do meu blog e pela amizade da gente que é linda demais! Adoro!!

Sobre o post, aliás... MAIS UM daqueles que fazem pensar e refletir e onde vc desfila teu jeito mágico de escrever ... nó.. te ler, flui, é gostoso e leve demais!
E o assunto HOJE eh ainda mais palpitante. Bom, sorte eu sei q sempre tive, muitas vezes.. até em loteria já ganhei. E quer mais sorte do que conhecer Vc, menina blogueira perfeita?
Tinha uma namorada q dizia que adorava ir em shopping comigo em época como Natal pq podia ser a hora q fosse, eu sempre achava vaga pra parar o carro E PERTO da entrada!
Sou sortudo!!!
Claro, qdo a zica aparece, sai de baixo... mas no geral, sou sortudo. Acredito tb q sorte é a gente que faz, com pensamentos e o azar tb, distraindo demais ehehe
Seja como for, parabéns pelo blog... eheh pelo texto e por vc ser TÃO linda em TODOS os sentidos amiga!

Te amo né ehehhe =) Bjooo

Kenia disse...

"Sabem aquele ditado azar no jogo, sorte no amor? Então, pra mim ele não dá certo e está errado, porque tenho azar nos dois."

Esta fraze sua! Real e verdadeira assim como todas as outras que falam por aí!

Nadezhda disse...

Será sorte mesmo ou será só o que a vida é?

;)

Gêsa disse...

Acho que somos nós que fazemos a nossa própria sorte.

Beijoos, ADOREI o blog.

Dama de Cinzas disse...

Menina, ótimo post! Eu acho realmente que tem gente que tem sorte meeeeesmo... Vi esse exemplo bem perto de mim recentemente. Uma criatura que não vale um tostão, perdeu tudo e já conseguiu tudo de volta de novo, sem fazer força...

Enfim... essa coisa de sorte por estar vivo não me convence, qualidade de vida acima de tudo!

Beijocas

T disse...

engraçado..hoje é o terceiro texto que leio que se refere a sorte! e como comentei, comento novamente: não tenho sorte, então vai na raça mesmo. rs

lpzinho disse...

=) Raíssa.... adoooro Vc, menina!!

Tailany Silva disse...

Pra mim, sorte e azar só faz dividir os otimistas (sorte) e pessimistas (azar). Não é que quem passa por algo ruim teve sorte, mas foi preciso aquilo para que mais tarde ele consiga o que é seu de fato e de direito. E consiga também aprender, porque do que adianta ficar de mimimis dizendo que tudo dá errado? Somos ricos perto de muita gente que apesar de não terem nada na vida, sabem pôr um sorriso no rosto e lutar por dias melhores. Sorte é luta, garra, vontade de vencer mesmo. Não é magia não.

Taina Mortari disse...

Oii =)
Vi seu link por ai e acabei clicando! Ameii o blog..
Dei muita risada com seu post!
Pois é, se azar no jogo significa sorte no amor, meu principe encantado deve tá chegando pq eu nao consigo ganhar nem partida de dominó!
E sorteio? o máximo que já ganhei foi um lápis de escrever quando ainda tava na 4ª série e a professora fez um bingo! hahaha

beijos

- Marília disse...

Amiga, tô contigo. Também nunca tive aquilo que se chama... uhm, como é mesmo? SORTE, uma palavra totalmente desconhecida, nem faz parte do meu vocabulário ou da minha vida.
pelamor, também SEEEMPRE me ferro nessas coisas de múltipla escolha. Rifas? Jamais. [Uma guirlanda não pode ser considerada um prêmio]
Enfim, fazer o que.
Seguiremos.
Beeeijos! =***

Mary disse...

Vixe, eu tô no mesmo barco que você...
Não que eu seja azarada, mas sortuda eu tô longe de ser... Uma vez ganhei um urso de pelúcia numa rifa (foi a maior sorte que eu já tive na vida, pode apostar), mas ele era tão feinho...
Mas deixa pra lá. Esse negócio de sorte é bem subjetivo...

Xerooo
=D

Gaby disse...

Adorei o post.
Tem pessoas que como vc disse nascem com o bumbum virado pra Lua, e outras q são menos desprovidas da sorte.
A sorte vai ser uma coisa que sempre vai andar junto com a gente. Vão ter horas q vamos dizer "Nossa, mas eu tive sorte mesmo", e outra q simplesmente nós mesmo que conseguire-mos.
Nessa vida se não nos esforçamos, para chegar em nossos objetivos, logicamente num teremos sorte nenhuma.

Gaby disse...

Haa.. te linkei la no meu blog tá!

Beijos

Mary West disse...

Creio que a nossa sorte nós fazemos. E se der tudo errado não temos aquem culpar.

Nathália disse...

Sorte e azar existem, mas não são eles que ditam tudo.
E o que pode parecer 'azar' de primeira, mais tarde pode se tornar 'sorte' depois. E vice-versa.

Nós fazemos nossa sorte, mas também dependemos do acaso. Acredito sim que ele exista.

Beijo!

Jéssica V. Amâncio disse...

Que Murphy criou suas leis para me perseguirem, é um fato! Ninguém merece ser um dos escolhidos, acho que grudamos chiclete na cruz alguma vez. hahahahaha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...