sexta-feira, 17 de julho de 2009

Da arte de ironizar

Ironia - s.f. Tropo que consiste em dizer o contrário do que as palavras significam. / Zombaria, sarcasmo: ironia amarga. // Ironia socrática, espécie de ensino por interrogações, familiar a Sócrates.

Ironizar - v.t. e v.i. Tornar irônico; exprimir com ironia; troçar.


A ironia é uma forma de você dizer algo que quer dizer sem dizer de modo tão, digamos, direto. Ou pode ser apenas uma forma mais bem-humorada de dizer algo sério. Pra mim, a ironia e o sarcasmo são as formas mais inteligentes e interessantes de humor. Sou altamente adepta das duas e do perco o amigo, mas não perco a piada, mesmo que eu nunca tenha perdido nenhum amigo com as minhas lindas piadinhas, mesmo algumas sendo fora de hora.

O sarcasmo é um humor malcriado, mais grosseiro e direto. A ironia já é um humor mais piadista e brincalhão. A ironia sempre aparece naquelas conversas mais descontraídas ou nas muito sérias, para descontrair um pouco. Ela aparece também sob a forma de tolerância zero. Sabe quando uma pessoa diz uma coisa idiota - principalmente se for algo óbvio e/ou pleonástico - você não resiste e precisa pronunciar uma frase irônica sobre o fato? Pois é. É a tolerância zero. Eu tenho. Afinal, quem fala o que quer, ouve o que não quer, não é?

Entretanto, a ironia apresenta alguns problemas, como tudo na vida. Nem todo mundo entende uma boa ironia. Sempre há alguém (ou ‘alguéns’) no grupo (familiar, de amigos, etc.) que não entende a sua ironia e, às vezes, te faz parecer um idiota. Se você for uma pessoa muito irônica, ainda pode ser mal interpretado quando estiver falando a verdade, pois sempre acharão que você, como de costume, está sendo irônico. Além disso, quando você fala uma ironia com uma cara séria, pode parecer que você está realmente falando uma coisa séria. Mas na verdade, você está apenas querendo fazer uma brincadeira com as palavras. Ou você pode ser irônico com tanta classe que faz todo mundo acreditar no que você falou como se fosse verdade.

Existe, ainda, um tipo de ironia que não ocorre por meio das palavras, e sim, de ações e acontecimentos – o que chamamos de ironia do destino. Segundo o dicionário, ironia é dizer o contrário do significado original das palavras. Então, isso acontece também com a nossa vida. Quem nunca odiou alguém e depois passou a amá-lo? Quem nunca disse que jamais faria algo, acabou fazendo e adorou? Quem nunca implicou com alguém e acabou ficando/tendo um caso/namorando/casando? Pois é, são ironias do destino, algo parecido com escrever certo por linhas tortas, eu diria. O destino adora brincar com a gente.



Acho que a ironia tem hora e lugar. Não podemos ironizar tudo o tempo todo. A vida precisa ter o seu lado sério e o seu lado descontraído para manter-se em equilíbrio. É por isso que digo que saber ironizar é uma arte, uma arte de saber utilizar as palavras certas, no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas; afinal, nem todos apreciam a ironia e ironia mal feita vira piadinha sem graça.


"Na saída desse circo prestes a pegar fogo, há uma placa iluminada em néon, onde se lê: bom humor."
(Autor desconhecido, pelo menos pra mim)


Texto escrito para o PostIt.

18 comentários:

lpzinho disse...

Raíssa!
Fabulosa a argumentação!
Eu sei que sempre acabo elogiando e o motivo de elogiar os teus textos é que eles sempre são bem fundamentados, argumentados e escritos.
Falando do post atual que por sinal ficou tb mto bem organizado em idéias e conteúdo, eu concordo... tem gente que faz do seu cotidiano um palco para desfilar suas ironias.. ou seja, não se pode ser assim o tempo todo. Uma vez ou outra, uma situação ou outra a ironia cabe feito luva, mas exagero.. como em tudo na vida leva ao descrédito, cansaço, etc...
Gostei... sem ironias, um post bom demais e muito inteligente!!!
Amiga... obrigado por tudo sempre!
Beijooos quentinhos! ^^

Vinícius Aguiar disse...

Realmente, saber ironizar é uma arte, e exige algo que infelizmente poucas pessoas possuem: inteligência! Não é uma figura de linguagem que deva ser usada em demasia, porque corre-se o risco de tornar-se uma pessoa chata, taxada como sarcástica demais... mas uma pontadinha de vez em quando é até legal! hehehe
Parabéns pelo post!
beijos!

Dama de Cinzas disse...

Adoro uma ironia, sou uma adepta total de tal prática... eheheh

Pra vc ter uma idéia, eu sou tão irônica que meus amigos sempre me perguntam se estou falando sério mesmo, porque eu ironizo absolutamente tudo...

No trabalho a minha ironia ficou como marca registrada, e meu apelido passou a ser naja, e eu tenho o meu butantã que é formado por mais duas colegas de trabalho. Ensinei tudo que sabia para minhas "irmãs cobras" e hoje em dia ninguém segura o nosso veneno... ahahahah... Mas é tudo do bem, claro...

Tb uso a ironia a meu favor quando quero feir alguém, não tem coisa melhor... rs

Só não uso muito minha ironia pra escrever... Acho que quando escrevo é o momento peito aberto que uso totalmente sem artifícios, mas volta e meia se pega uma ironia nos meus textos... rs

Beijocas

N. Mylonas disse...

Ah, eu sou SUPER ADEPTA de ironia...
Sarcasmo eu acho as vezes um pouco grosseiro qd não bem feito. Mas ironia... adoro !

E msm eu gostando de RC, tb encheu o saco essa onda de comemorações !

hehehehe...
beiijos

Priz disse...

Adoro ser ironica, mas odeio quando não entendem e é necessário 'explicar a piada'. Ou quando eu falo tão ironico que pensam que eu estou falando aquilo de verdade, demoooooora até explicar pra essa gentezinha (burra) que minha opinião é o contrario do que eu disse.
Por isso acabo guardando muitas frases afiadas pra mim, mas tem horas que é impossível resistir!
sauhas
beiiiiiijos

Yasmin disse...

Quem nunca usou este recurso, que atire a primeira pedra, mas tudo em exgero é ruim, em certos momentos é desnecessário e até de mau tom. Uma coisa é certa, a ironia é uma boa fuga de pessoas enjoadas.
:)

OT disse...

claro.
tem razão.

bem vendo, ironia, mal utilizada, pode ser até considerada mal educação pelo receptor.

embora essa não seja a intenção.

lpzinho disse...

^___^ Só passando pra te deixar um beijoooo querida Rá!! Amooo vc amiga!

Tataahzinha disse...

Ironia na dose certa, momento certo e pra pessoas certas tornam nossa vida menos massante.
Beijos!
;*

A Madrasta Má disse...

Ironia tem hora e lugar... precisa falar mais? Bjinhos da Madrasta!

Jéssica V. Amâncio disse...

Ahhhhh!
Nossa, você sempre consegue pegar um tema "x" e falar sobre ele sem tornar algo chato ou cansativo de ler. É o que eu mais adoro de vim aqui, pois sei que independente do tema vai ser uma leitura gostosa e construtiva!!!
E realmente ironias e sarcasmo, sempre quando tento colocar algum em prática ninguém acha graça(ou acha chato). Não foram feitos para mim. hahaha. Mas tenho uma amiga que tira de letra.
Já as ironias do destino, essas sim acontecem (e muito) comigo!!É sempre uma loucura pensar nisso!

Adorei! Parabéns!
Beeeijos;*

Princesiiinha disse...

adooro ser ironica, com uma pontade de (muuuita) maldade!
ahauhauahuahuahuh'

to de volta agoraa \õ/

tava estudando, e agora eu passei na UNB :P

vida social ta voltando :P

Nathália E. disse...

Olha, é tão normal eu usar a ironia que ninguém mais sabe se eu tô brincando ou falando sério.
E eu sempre digo "lógico que é brincadeira, meu querido jumentinho"
Hahaha. O que seria de mim sem ela?

Beijo!

Igor Lessa disse...

O tamanho da ironia tem que ser proporcional ao tamanho da inteligência do interlocutor, rs

Já rolou varias vezes comigo esses probleminhas com ironia, rs


Um BEIJO!

lpzinho disse...

Tava pensando em vc e vc me deixa comentario... adoro tanto vc, minha amiga! Bjoooo

Anna Oh! disse...

Adorei o post! Ainda mais pq lanço mão desse recurso constantemente, e já acabei caindo no descrédito ou tendo multidões ao meu lado com cara de ué.
O q vale é a intenção da ironia, e ah, humor mais agridoce q eu adoro!

Bjus e boa semana!

Priz disse...

pondedo um comentário seu, a versão que eu tenho da kiss me é do the cardigans, não sei. Já ouvi uma versão da avril lavine cantando, prefiro ela cantando as próprias músicas, rs..
Beiiijo ótima semana querida!

Mary West disse...

Ironia soh é realmente válido quando não damos importancia alguma ao receptor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...