sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bloguemos!

Nada é insubstituível, principalmente quando se fala em tecnologia; e isso inclui a Internet. O blog foi a primeira rede social a surgir quando ainda esperávamos ansiosos chegar meia-noite e final de semana para usar a internet discada. Na época, não se usava o termo rede social - o blog era considerado apenas um diário virtual. Tenho blog desde os 13 anos. Já criei vários blogs, inclusive com amigas e um de gifs animados (aqueles com frases bobinhas e imagens fofas) que eu mesma criava com um gif animator. Claro que os temas e os propósitos de blogar mudaram desde então. Antes, eu utilizava o blog para brincar, digamos assim. Todos os meus posts eram imensos e cheios de imagens fofas e de homens bonitos, gifs animados, frases feitas de adolescente e letras de música. Ah, também adorava criar dolls de todos os tipos e postar no blog. Passava horas nisso até porque demorava séculos para carregar as páginas inteiras! Já de 3 anos pra cá, criei o blog com a finalidade de expressar a minha opinião livremente em um espaço com a minha cara e trocar ideias sobre o que escrevi com outras pessoas, por que não. Antes de  criá-lo, comecei a ler muitos blogs e me interessei a escrever também. Nesse momento, vi que os blogs não tinham acabado, mas que continuavam na moda e sendo muito utilizados.

O blog completou 3 anos de existência 15 dias atrás. Deixei de escrever nele por pouco mais de 1 ano - primeiramente, por falta de tempo e depois, por cansaço, preguiça e desânimo em blogar. Não é fácil manter um blog ativo por tanto tempo. Quando voltei a escrever nele há alguns meses, comecei a reler meus textos antigos. Alguns, achei muito bons, melhores do que na época que em os escrevi; outros, achei fracos. Porém, minhas opiniões continuam as mesmas, talvez algumas menos radicais, mas com a mesma essência.


Os preconceitos contra os blogs foram vencidos pouco a pouco e hoje em dia existem milhões de categorias de blogs, com inúmeros temas, escritos por pessoas de todas as idades. Os blogs dá voz a muitas pessoas que antes não tinham nenhuma, que não sabiam como se expressar e compartilhar seus conhecimentos e opiniões livremente. 

Os blogs têm um poder tão grande que repercutem na Propaganda.  Dão uma nova voz ao consumidor, que espalha a sua opinião tanto positiva quanto negativa com a marca e a empresa aos quatro ventos, deixando muitas empresas em situações embaraçosas. Muitas vezes, as empresas retiram produtos do mercado e até modificam fórmulas dos mesmos devido à grande repercussão negativa, iniciada com um post, na mídia. Hoje em dia, é essencial uma empresa ter um blog, não só para postar novas informações sobre seus produtos, serviços e mudanças, mas também para manter uma relação próxima com o consumidor e interagir com ele. Os blogs se tornaram importantíssimos ao Marketing, quem diria. Alguns blogs viraram referência na internet, seja para aparelhos eletrônicos, carros, filmes, música, gastronomia, moda, maquiagem, entre outros. A opinião desses blogueiros conta tanto que muitas marcas fazem parcerias com os mesmos para que falem bem da sua marca. Surgiu, assim, o publieditorial.

A blogagem vem se reinventando desde o seu surgimento. Sempre aparecem novas funções para os blogs. Até o modo de postar mudou: agora é possível postar a partir de celulares e tablets, assim como ler outros blogs e comentar nos mesmos. De uns meses pra cá, os sorteios viraram febre entre os blogueiros, romperam as barreiras do blog e foram também para outras redes sociais. Eu estou completamente viciada em participar de sorteios e já ganhei quase 20, então não consigo parar de participar! Alguns blogueiros que perceberam que participo de muitos começaram a me mandar e-mails, tweets e até a comentar aqui no blog me convidando para participar de seus sorteios. É claro que só participo se gosto do prêmio. Não tem sentido sair por aí igual uma louca participando de todos os sorteios do mundo sem se interessar pelo prêmio, tirando a chance de quem gostaria muito de ganhá-lo, e sem nem saber às vezes qual é o prêmio. 


Especula-se que os blogs serão substituídos pelo Twitter e por blogs rápidos, como o Tumblr. Eu acredito que não, pois cada um tem um formato e uma função, mesmo que parecidos. No Twitter, você expressa frases pequenas e as fotos precisam ser abertas por meio de um link; o Tumblr é mais para postar imagens e frases relacionadas a elas, mas nada impede que sejam escritos textos grandes, apesar de não ser a finalidade. Já o blog junta tudo isso: é possível compartilhar fotos, vídeos, músicas e escrever, tudo ao mesmo tempo. A junção de todas as redes sociais é a melhor solução. Dependendo do que você quer alcançar com o seu blog, é interessante criar um perfil só dele no Twitter, no Facebook, Orkut, Youtube, Flickr, etc.

Pela capacidade de adaptação que os blogs têm mostrado ter e processo de renovação pelo qual têm passado constantemente, nada me faz pensar o contrário: os blogs vieram para ficar, e por muito mais tempo.

Texto escrito para o Blorkutando.

15 comentários:

Dama de Cinzas disse...

Não tem jeito, eu sou apegada ao bom e velho blog... rs...

Tenho Twitter, Facebook, Orkut, etc... Mas o blog é onde posso me espressar melhor. É algo que traduz mais minha personalidade!

Do jeito que eu penso, seria impossível passar o que estou sentindo a respeito de tudo, em frases curtas, fotos e etc...

Beijocas

Jake disse...

Blog pra mim, hoje, é um vício que adoro ter.
Eu também sou viciada em sorteios, mas até agora só ganhei um.
Mas continuo tentando. Obrigada por participar do sorteio do blog da Jake.
Bjks

http://oblogdajake.blogspot.com

Dama de Cinzas disse...

Oi Raíssa! Não sei para onde mandou o email, mas não chegou. Tente esse endereço: damadecinzas@gmail.com

Obrigada

Beijocas

Tiêgo R. Alencar disse...

Tô contigo! Os blogs ainda exercem uma influência imensa na mídia e no cotidiano das pessoas e eles não se irão tão cedo!

Um beijo, colega de resultado de Blorkutando, hahahaha! Já te sigo! :*

Stéphanie disse...

Também acredito que não, acho que tem espaço para todos e que um não substitui o outro, cada um tem uma forma..

Beijos.

Emíliana disse...

Pegando a carona com Tiego os blogs exercem muuuuita influencia nos dias de hoje.Aliás a internet em si,pode CAUSAR,efeitos colaterais dignos de levantar questões,resolver problemas,ou criar verdadeiros PROBLEMAS sociais e pessoais.Enfim,a internet é a voz do povão!
Que bom não é? Continuamos a blogar e que mais pessoas ainda tomem como habito escrever para se expressar.
Bjka querida

Stéphanie disse...

Fica lindo, também adoro e ele em nude é um clássico..

Beijos.

Vera disse...

Oi, Raíssa. Para variar, de novo seu texto está ótimo.
Eu criei Twitter (mais por pressão social mesmo) e agora tenho também Face, além de msn e blog. Mas não adianta, sou fã é destes dois mesmo.
E queria te convidar pruma idéia que tive ontem.
Pode me dar seu e-mail para eu te explicar melhor? ;-)

Beijo.

http://viversemfronteiras.wordpress.com/

Vera disse...

Ah, se quiser mandar pro meu, pode ser: arqueologa23@gmail.com

elly disse...

Show!
Olá linda, vim lhe parabenizar,
seu blog está cada vez melhor!!
bjinhos♥
2 SORTEIOs MARAVILHOSOS NO BLOG CONFIRA! Dicas de beleza, unhas, cabelo e muito mais!!!
http://coisasdeladdy.blogspot.com

Pablo Gonzalez disse...

Realmente não é fácil manter a constância nos posts, mas vale a pena!

Ariana disse...

Também acho difícil o blog ser substituido pelo twitter ou tunblr .
Eu amo o meu e não me imagino sem ele.
Parabéns pelo niver do blog!


Beijos

Marta disse...

Olá! Parabéns pelo Blog! Estou seguindo aqui e no twitter*
Venha me visitar! Ficarei muito feliz!
bjo**
http://www.vaidosasempre.com

vanessa melo disse...

HOJE UM ANO DE MEU BLOG =D

Beijão

Witoxicity disse...

That's a very interesting and well-written piece, Raissa. Blogging has changed many aspects of how things work in this world - everything from marketing and customer service for businesses to how we spend our free time, how we express ourselves and how customers make purchase decisions. Twitter is such a different creature, so I agree with you. It can't replace blogging. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...