quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tudo bem?


De vez em quando eu reflito sobre isso. Pode parecer um pouco ranzinza ou até exagerado, mas é um fato que acho que pouquíssima gente parou pra pensar.

Constantemente, quando encontramos alguém na rua, na faculdade, no shopping, etc., as pessoas cumprimentam com um “oi, tudo bem?” e muitas vezes nós fazemos o mesmo. Só que essa indagação de querer saber se estamos bem nem sempre é verdadeira. O tudo bem é utilizado apenas como uma extensão do oi, não sei por quê nem pra quê. Muitas vezes, me falam “oi, tudo bem?” quando me encontram na rua e saem andando, sem esperar que eu responda se estou bem ou não. Obviamente, essa pessoa não está interessada no meu bem-estar né. Então pra que me perguntou se estou bem? Não entendo essa convenção. De uns tempos pra cá, tenho reparado que algumas pessoas têm esperado as outras responderem o tudo bem. Acho que pararam para pensar nas mesmas coisas que eu.


Outro fato que não entendo e que me deixa um tanto quanto chateada é que as pessoas perguntam se estamos bem e se damos uma resposta negativa, dizendo que não estamos bem, não querem ouvir o porquê, ou seja, também estão pouco se importando com o meu bem-estar. A sociedade tem essa hipocrisia ridícula de que todos são felizes o tempo todo. O único problema nisso é que ninguém é feliz o tempo todo, nem a pessoa mais rica e linda do mundo. Por mais que tenha poucos problemas, eles sempre existem. Todos nos sentimos sozinhos, tristes e ficamos por baixo de vez em quando. Aí vem uma pessoa, te pergunta se você está bem, você responde que não e a pessoa dá um sorriso amarelo e muda de assunto; ou então pergunta se você está doente, como se estar doente fosse o único motivo do mundo para você não estar bem. Poupe-me. Não sou obrigada a estar bem o tempo todo para agradar os outros, nem eu nem ninguém. Se você não quer correr o risco de ouvir uma resposta negativa, nem pergunte a uma pessoa se está bem, porque isso pode acontecer. Se você não quer ouvir o que ela tem a dizer, é o melhor a se fazer - é mais sensato e educado.

E aí, tudo bem com vocês?

5 comentários:

Vlânia disse...

É assim mesmo, mas se formos nos importar ao pé da letra com a maioria que fala isso de praxe vamos endoidar. Acho assim né? Tem dia que não estamos bem mesmo... mas se não temos pessoas pra nos escutar, temos Deus que está ao nosso lado a todo momento. =)

Josiane Blogueira disse...

Oi flor! Amei seu bloguito! Lindo!
Tô seguindo...
Depois dah uma passadinha no meu
e se gostar...
Segue tbm!
Bjinhos há esta tendo sorteio lá no meu blog http://brilhomenina.blogspot.com/participa lá flor beijinhos.

Danny Thais Jasmin disse...

Amiga vc já viu os sorteios que estam rolando no meu blog?

http://recantojasmin.blogspot.com

Bruna disse...

Você é Raissa Manso Marques?
Beijos

Mihh disse...

MENINAA adorei seu blog!

seguindo já!

bjs

meus blogs:http://ohmygood-omg.blogspot.com/ http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...