quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resenha – Estudos Sobre Veneno

Título: Estudos Sobre Veneno - As Lendas de Yelena Zaltana - Livro 1
Autora: Maria V. Snyder
Gênero: Fantasia
Editora: Harlequin
Páginas: 416
Preço médio: 31,90
Onde Comprar: HarlequinSaraiva | Cultura | Travessa

Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá ser salva de uma morte agonizante ao tomar pequenas doses do antídoto. Enquanto Yelena tenta encontrar uma forma de escapar de seu novo dilema, o desastre se aproxima. Rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos que não consegue controlar. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo. Mas dessa vez não há garantias...

Yelena é órfã, foi criada pelo General Brazell desde pequena em seu orfanato, onde aprendeu a ler e escrever, além de ter passado por muito sofrimento nas mãos do General Brazell e seu filho Reyad, que foi assassinado por ela. No dia em que acha que será executada, ela receberá um chance - ser provadora de comida do Comandante Ambrose, cargo que a fará ter que verificar se há ou não veneno em todas as refeições e bebidas do Comandante. Essa profissão pode ser letal, porém ela será treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, e aprenderá a identificar cada veneno, o que poderá salvar a sua vida, fazendo com que pense em fugir, porém Valek lhe dá um veneno fatal chamado Pó de Borboleta, que a obrigará a tomar um antídoto todos os dias se quiser continuar viva. Pode-se dizer que Yelena saiu de uma prisão para entrar em outra.


A história se passa toda no Território de Ixia, que é dividido em 9 distritos militares, cada um comandado por um general, e todos os distritos são governados pelo Comandante Ambrose. Os cidadãos viviam sobre as regras do rígido Código de Conduta, podendo todo cidadão ser punido caso desrespeite suas leis. A magia era proibida no território de Ixia e foi banida, juntamente com os feiticeiros que a praticavam, desde a morte do Rei, que governava Ixia antes do Comandante. A magia só era permitida em Sitia, território vizinho a Ixia, com o qual o Comandante cortou todas as relações por ter aversão à magia.

Yelena, a personagem principal, é uma simplesmente encantadora, inspiradora e apaixonante. Ela se sente frágil por tudo o que lhe aconteceu na vida, mas há uma fortaleza imensa dentro dela, que vai se revelando aos poucos para ela mesma e para todos à sua volta. Yelena é sensível e delicada ao mesmo tempo que é também decidida e corajosa. Ela é perseguida, e até odiada, por muitos no castelo do Comandante, mas sempre encontra pessoas amigas em seu caminho, como Rand, Janco, Ari e Irys, que a admiram e a ajudam. O livro é todo narrado por ela e conseguimos sentir todos os sentimentos que ela menciona sentir, ficamos nervosos junto com ela nas situações de perigo pelas quais ela passa. 

Valek é um assassino frio e braço direito do Comandante Ambrose, a quem é extremamente leal e ajudou em sua tomada de poder contra o Rei. Ele tem personalidade forte, é autoritário, rígido, disciplinado, sarcástico e extremamente inteligente e habilidoso. Um personagem apaixonante e sexy. Vou começar a campanha Quero um Valek pra mim!

Valek e Yelena começam a conviver muito um com o outro devido aos ensinamentos sobre veneno e às perseguições à Yelena. Valek a protege e os dois vão se conhecendo aos poucos e se apaixonando, mesmo sem perceber. Os diálogos entre eles são inteligentes, perspicazes, adultos e sensuais.

O romance entre Yelena e Valek é gradativo e muito interessante. Ambos demoram a perceber que estão apaixonados e também a admitir tal fato para si mesmos. Nada de água com açúcar ou melações, que eu particularmente detesto; o romance entre eles é difícil, devido à situação de ambos, mas é muito adulto e intenso quando concretizado. Pelos pensamentos de Yelena e pelos diálogos entre eles, dá para perceber quando seus sentimentos começam a mudar e toda a evolução do sentimento. Estava suspeitando desse romance desde o início do livro e estava ansiosa para que acontecesse logo. Fiquei bastante empolgada quando finalmente aconteceu! Você também vai se apaixonar por esse casal diferente.

Eu amei demais a história deste livro e não via a hora de terminar de ler para saber qual seria a próxima aventura. Quando você começa a ler, fica difícil parar! Nunca li uma história tão interessante em toda a minha vida, que te prende a atenção desde a 1ª frase! É uma narrativa muito bem escrita, estruturada e madura, apesar de sua temática ser fantasia. É também muito bem detalhada e explicativa sobre tudo, desde os territórios até o sentimento dos personagens, mas sem deixar, em nenhum momento, que se torne monótona ou cansativa e atrapalhe o ritmo do livro, muito pelo contrário – a história torna-se cada vez mais interessante e empolgante ao longo do livro.

Foi um alívio e uma tristeza terminar de ler o livro, pois queria terminar logo por causa da minha curiosidade, mas ao mesmo tempo não queria deixar de lado aquela leitura tão maravilhosa. É viciante! A Trilogia de Estudos precisa ter a sua versão em filme! Já tenho até alguns atores e diretores em mente!

É um livro tanto para homens quanto para mulheres, porém acho que é mais interessante para mulheres. Quanto à idade, acredito que seja um livro para adultos, pois adolescentes não entenderão a essência da história, apesar de saber que há adolescentes precocemente inteligentes e maduros. Estou super ansiosa para ler a sua continuação, Estudos Sobre Magia, que eu ganhei de presente da Aninha, além do último livro da trilogia, Estudos Sobre Fogo, que ainda não foi lançado aqui no Brasil.

Descobri que a autora, Maria V. Snyder, também escreveu mais três trilogias além da trilogia do veneno – Healer, Insider e Glass. Imaginem se eu não estou mega ansiosa para que cheguem ao Brasil logo para ler também! É impressionante a criatividade dela e como ela escreve bem! Ela é única! Se quiser saber mais da autora, clique aqui.

Booktrailer

NOTA:

Abaixo, alguns trechos do livro que quis destacar, por terem me chamado a atenção:






Mais capas de Estudos Sobre Veneno:


Capas da Trilogia de Estudos:






6 comentários:

Liliana Lacerda disse...

Ótima resenha! Muito boa mesmo!
Adorei as imagens com trechos, é tão criativo e visualmente bonito...

O livro parece muito interessante! Não sou muito fã de histórias de torturas, espadas e tal (Apesar de eu ter várias exceções, só que na maioria delas, há um bom romance pra desfrutar), mas parece intrigante a postura desse Valek!

Liz Katz ;) disse...

Muito bem escrita a resenha, deu até vontade de ler a trilogia, apesar de nao ser muito meu estilo literário...

fico imaginando como seria o filme deste livro... ia ser bem interessante... se tiver bons atores e diretores, obvio...

Blake disse...

Ameeeei a resenha!
Eu preciso urgentemente comprar essa série! rs

Amore desculpa o sumiço, mas é que minha net anda uma verdadeira bosta...rs
BjO
http://the-sook.blogspot.com/

Blake disse...

Olha eu de novo aqui...rs

Amiga tem selinhos para você lá no Sook!!!

http://the-sook.blogspot.com/2012/02/parceria-com-autora-kezia-lobo-selinhos.html

Espero que goste...
BjO

♥Mika♥ disse...

Muito bom o post! :-)
bjs linda

Viviane disse...

Resenha de inteligentes!
Venha participar do meu sorteio de um kit para viagem do Moroccanoil...
http://www.israelcompras.com/2012/01/moroccanoil-sorteio.html
Já estou seguindo seu blog.
Espero vc lá...
Bjks
Vivi-Israel

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...