terça-feira, 19 de junho de 2012

Movies You Must Watch #9

Oi, gente!

Finalmente estou quase livre da faculdade e de férias, com mais tempo para postar no blog e organizar muitas coisas!


O Movies You Must Watch de hoje tem como tema a vingança. Todos os filmes que mostrarei a seguir têm como protagonista uma personagem que busca vingança, cada uma com seu motivo. Se você tem estômago e/ou coração fraco, não indico estes filmes, porque todos eles são fortes e pesados.

·   Oldboy (Oldeuboi)
Direção: Chan-wook Park
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2003


Sinopse: 1988. Oh Dae-su é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair, ele liga para casa de uma cabine telefônica e logo em seguida desaparece, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha - pequenas asas.

Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, que na verdade é um quarto de hotel onde há apenas uma TV ligada, no qual recebe pouca comida na porta e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV, ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa, o que faz com que tente o suicídio. Sem obter sucesso, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

Este filme faz parte da famosa Trilogia da Vingança do diretor coreano Chan-wook Park:
1. Mr. Vingança
2. Oldboy
3. Lady Vingança

Apesar de ser uma trilogia, as histórias dos três filmes não têm ligação uma com a outra; a única coisa que têm em comum, além de alguns atores, é a temática – vingança.

Na minha opinião, é o melhor filme da trilogia. Foi o primeiro filme coreano, e da trilogia, que assisti; talvez por isso seja o meu favorito entre os três. A história dele é muito forte e o final é surpreendente. Todo o desenrolar prende a sua atenção e te faz querer muito saber que fim a história levará e qual a ligação entre os personagens e as situações mostradas.

Os filmes coreanos a que assisti até hoje são meio parados, mas possuem momentos de ação e até de susto, devido à gravidade das situações. Por isso, são pesados. Em Oldboy, é possível perceber a agonia, o descontentamento e desânimo com a vida sentidos por Oh Dae-su naquele quarto, durante 15 longos anos. Ele passa o dia dormindo, comendo comida chinesa, vendo TV e olhando para o teto e para as paredes, sem nada para fazer. O ator que o interpreta, Min-sik Choi, é ótimo, por isso foi escalado para fazer os três filmes da trilogia, interpretando personagens diferentes.

Esse filme é daqueles que você assiste e passa muitos dias pensando sobre ele. É um misto de drama com mistério e uma pitada de terror, além de sadismo do personagem que se vinga de Oh Dae-su. Se você tiver estômago e/ou coração fraco, vai ter pesadelos e, provavelmente, não conseguirá assistir até o final. Mas se você gosta de pensar profundamente e de fortes emoções, você vai adorar este filme.


·   Lady Vingaça (Chinjeolhan Geumjasshi)
Direção: Chan-wook Park
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2005


Sinopse: Aos 19 anos, Lee Geum-Ja é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois, ela sai da cadeia e, com a ajuda de algumas ex-colegas de prisão, encontra Sr. Baek e põe em prática seu minucioso plano.

Outro filme fortíssimo da Trilogia da Vingança. Fico em dúvida se é este o mais forte ou Oldboy. O primeiro da trilogia, Mr. Vingança, achei fraco em relação aos outros dois - testosterona demais pro meu gosto, mas tem seu valor.

O que acho mais interessante neste filme é a mudança de Lee Geum-Já do início ao fim. Ela começa como uma menina ingênua, se transforma em uma mulher astuta e vingativa na prisão e percebe que ainda tem bons sentimentos ao conviver com a filha, que fora levada pelo Sr. Baek para coagi-la a ajudá-lo em seu plano de sequestro do menino de 6 anos. Como nos outros dois, neste filme as ligações entre as personagens e as verdades são reveladas ao longo da história, mostrando cenas antigas e flashes.

Um dos pontos fortes de Lady Vingança, comparando-se aos outros dois filmes, é a beleza: da protagonista, dos cenários e da fotografia. A sutileza deste filme também é especial; muitas entrelinhas pra ler e gestos extremamente sutis para perceber. Mistura drama e suspense, com uma pitada de terror e comédia (sim, comédia. Algumas situações que Lee Geum-Já apronta na prisão são engraçadas). A tão esperada vingança é (muito) brutal e o final é uma gracinha. Você vai passar dias pensando neste filme depois de assisti-lo.

·         V de Vingança (V for Vendetta)
Direção: James McTeigue
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 2006


Sinopse: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond. Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

Acredito que todos já tenham visto este filme, apesar de saber que sempre tem alguém que ainda não viu. Neste caso, a vingaça é política, não somente pessoal, como nos filmes citados acima. V quer justiça e vai até as últimas consequências para tentar consegui-la. Seu sacrifício foi em vão, porque todos sabemos que jamais haverá justiça completa no mundo.

A relação que é desenvolvida entre V e Evey é muito interessante. Vai da desconfiança inicial ao amor, mesmo sem que nunca V tenha lhe mostrado o rosto. V sabe muito bem como envolver as pessoas em seus ideais, tanto que conseguiu envolver Evey de tão maneira que a fez deixar-se raspar a cabeça. Natalie Portman teve bastante destaque neste filme e mostrou todo o seu talento, indo da alegria ao desespero com perfeita interpretação. Uma boa dica para o feriado carioca do Rio+20 e para o final de semana, nos outros Estados.

E vocês, já viram esses filmes? O que acharam?

5 comentários:

Julianna Alves disse...

filmes maravilhosos, viu?! adoro a trilogia da vingança e nossa, como é dificil encontrar alguém que compartilhe isso comigo hahaha
beijinhos!

Blake disse...

Os três filmes coreanos, eu não conhecia. Não estou muito por dentro do cinema coreano... hahaha
Mas achei interessante.
"V de Vingança" já assisti e adorei. É uma ótima dica!

BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/

priscila bandeira. disse...

hmm ainda não assisti nenhum :(

beijão
http://mondeetmode.blogspot.com.br/

ioana carmen disse...

so simple and chic!

~ Fashion Spot ~

Portal de blogs teia disse...

Olá .
Adorei seu blog, tem bastante assunto legal e interessante,gostei mesmo.
Até mais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...