quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A Alma da Gente

A Alma da Gente
Direção: Helena Solberg e David Meyer
Gênero: Documentário
Origem: Brasil
Ano: 2013

Como citou Platão, "A Música dá alma ao Universo, asas à mente, voo à imaginação e vida a tudo”; e é exatamente isso o que o documentário brasileiro A Alma da Gente, de forma simples e emocionante, nos apresenta. Através dos ensaios do Corpo de Dança da Maré, regido por Ivaldo Bertazzo, e do cotidiano de dez jovens do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, é possível observar o impacto que a música e a dança trouxeram à vida destes jovens carentes num intervalo de 10 anos – em 2002 e 2012 -, e é aí que está o diferencial do filme.

O documentário tem foco específico no espetáculo “Dança das Marés”, o terceiro e último com coreografia criada por Ivaldo Bertazzo (os primeiros foram “Mãe Gentil” e “Folias Guanabaras”) para as crianças e adolescentes da Maré. O rigor do professor transformou a vida de todos os 60 jovens envolvidos nos três projetos do Corpo de Dança da Maré, não somente com dança e expressão corporal, como também com pintura e aula de música. Enquanto se deixavam envolver pelas diversas expressões artísticas, amadureciam para a vida.


Helena Solberg e David Meyer rompem as barreiras do preconceito e mostram que jovens, moradores das ditas favelas, podem evoluir se mergulharem no mundo da arte. Como expôs Jacira, uma das adolescentes entrevistadas, se todos pensassem como Bertazzo, “O mundo não seria baile, bunda, tráfico; violência, guerra e morte. Na minha opinião, o mundo seria pra arte, arte, arte”.


O que A Alma da Gente perde em qualidade de imagem e técnica de filmagem, ganha em conteúdo e emoção. Embora a segunda parte do longa-metragem tenha ficado inferior à primeira, devido à exploração rápida sobre como está hoje em dia a vida dos personagens, apenas no final do filme e isoladamente, sem um grande aprofundamento, o objetivo foi alcançado: expor um problema de caráter social e levantar uma discussão política sobre um assunto talvez desconhecido para muitos espectadores.

Trailer:


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...