domingo, 29 de dezembro de 2013

Movies You Must Watch #11 - Filmes Natalinos

Oi, gente!

Sei que estou um pouco atrasada, mas só tive tempo agora para fazer o post e não queria deixar passar em branco. Filmes natalinos são sempre marcantes e é sempre bom assistirmos a novos filmes que sempre acabam nos emocionando.


Então lá vai a minha lista:

·  Feliz Natal (Joyeux Noël)
Direção: Christian Carion
Origem: França/Reino Unido/Bélgica/Romênia/Alemanha
Ano: 2005


Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

O que dizer desse filme? Simplesmente o filme mais lindo e emocionante sobre o Natal que já vi! O mais impressionante é que ele foi baseado num fato que realmente aconteceu. Os eventos narrados no filme estão na passagem intitulada "O Incrível Inverno de 1914", do livro "Battles of Flanders and Artois 1914-1918", de Yves Buffetaut. Podem falar o que quiserem do Natal, mas não dá pra negar que ainda somos atingidos pelo espírito natalino algumas vezes. Neste caso, ele superou a guerra vigente e criou laços de amizade entre soldados inimigos numa bela confraternização improvisada. Impossível não se emocionar!


·  Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands)
Direção: Tim Burton
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 1990


Sinopse: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Sou suspeita para falar dos filmes do Tim Burton, porque sou muito fã, mas Edward Mãos de Tesoura é um clássico que é difícil alguém não gostar e não lembrar quando se trata de Natal. Edward é um personagem cativante e interessante, o melhor da carreira de Depp, em minha opinião. O longa tem uma cena marcante na neve protagonizada por Johnny Depp e Winona Rider e tem todo um clima familiar de Natal, embora tenda para o gótico de Burton. Uma boa pedida para as festas!

·  Anjo de Vidro (Noel)
Direção: Chazz Palminteri
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 2004


Sinopse: É Natal em Nova York. As ruas estão cobertas de neve, músicas natalinas estão por toda parte e as pessoas andam apressadas em direção às lojas, para comprar os presentes de última hora. Porém um grupo de pessoas está completamente à parte deste clima. Alguns deles são Rose (Susan Sarandon), uma mulher emocionalmente frágil cuja mãe está no hospital, e Mike (Paul Walker), um policial que briga com um homem mais velho (Alan Arkin). Porém alguns encontros na véspera de Natal fazem com que eles repensem a vida.

Assisti ao filme este ano apenas, mas gostei bastante por transmitir a beleza e o espírito do Natal de uma forma que reflexiva e por tratar de assuntos delicados com muita sensibilidade. As personagens femininas, interpretadas por Penélope Cruz e Susan Sarandon, representam mulheres fragilizadas por situações complicadas que estão vivendo, mas que possuem muita força interior. O pequeno papel que Robin Williams desempenha no filme é importantíssimo para a personagem Rose e passa uma mensagem de amor e esperança. É um filme que possui clichês, mas que conquista pela simplicidade.


·  Esqueceram de Mim (Home Alone)
Direção: Chris Columbus
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 1990


Sinopse: Em Chicago, uma família inteira planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões de viagem um dos filhos (Macaulay Culkin), com apenas 8 anos, é esquecido em casa. Assim, o garoto se vê obrigado a se virar sozinho e a defender a casa de dois ladrões.

E como esquecer o filme que deixou Macaulay Culkin famoso e fez parte da infância de muita gente? Esqueceram de Mim é o clássico dos clássicos de Natal! Kevin McCallister é um dos garotinhos mais sagazes do cinema – é esquecido pela família, fica sozinho em casa pela primeira vez e faz compras sozinho com apenas 8 anos, aprende a se virar e ainda impede dois ladores desajeitados de roubar a sua casa! Hoje em dia essa trama pode ser clichê, mas será relembrada por muitos e muitos anos ainda. Esqueceram de Mim fez parte de incontáveis e inesquecíveis Sessões de Tarde!


·   O Grinch (Dr. Seuss' how the Grinch stole Christmas)
Direção: Ron Howard
Origem: Estados Unidos da América/Alemanha
Ano: 2000


Sinopse: Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.

Mais um clássico do Natal e também da Sessão de Tarde. Não tem como se esquecer daquela criatura verde estranha que odeia o Natal e da menininha fofa (Taylor Momsen), que hoje em dia está irreconhecível. Nenhum ator poderia ser mais perfeito para p papel que Jim Carrey. Ele tem aqueles trejeitos já conhecidos que dão um ar infantil e irônico ao personagem malvado que vai se transformando ao longo do filme. Acho quase impossível que alguém ainda não tenha visto, mas se não viu, veja. É uma perspectiva diferente do Natal!

Já viram todos ou algum dos cinco filmes da lista? O que acharam?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...