sábado, 1 de fevereiro de 2014

Uma Estranha Amizade

Sob o título original Starlet, o filme Uma Estranha Amizade foi um dos representantes do cinema alternativo estadunidense no Festival do Rio de 2012, assim como Electrick Children (Rebecca Thomas, 2012), A Irmã da Sua Irmã (Lynn Shelton, 2011) e Deixe a Luz Acesa (Ira Sachs, 2012).

A trama de Uma Estranha Amizade se passa numa pequena cidade dos Estados Unidos, onde é comum as pessoas colocarem pertences que não querem mais disponíveis para compra. Sadie, uma senhora de 85 anos, monta uma venda de jardim em frente à sua casa, onde Jane, uma jovem de 21 anos, compra um dos objetos que descobre posteriormente estar cheio de dinheiro escondido. Tal descoberta faz com que se crie um dilema na consciência de Jane sobre devolver ou não o dinheiro à verdadeira dona. Ela, então, decide se aproximar de Sadie e ajudá-la em suas atividades cotidianas, como fazer compras e ir ao bingo. No início, a aproximação é um pouco complicada, já que Sadie não dá muita abertura à Jane, mas logo se transforma numa bela amizade em que a grande diferença de idade não importa, mas sim os pontos em comum – a solidão e o vazio sentidos por Jane e Sadie, muito bem interpretadas por Dree Hemingway (bisneta de Ernest Hemingway), em seu quarto papel no cinema, e Besedka Johnson, em seu primeiro e único papel (ela faleceu este ano, um ano depois do lançamento do longa). Enquanto Jane aprofunda sua relação com Sadie, ainda precisa lidar com sua amiga desequilibrada e esconder o seu modo de ganhar a vida, que pode afastar sua amiga mais recente.


À medida que se aproximam, Sadie e Jane passam a se conhecer melhor e descobrem semelhanças entre si, surgindo assim uma sintonia e confiança mútuas entre as duas. As revelações que uma faz à outra sobre seus respectivos passados criam uma maior conexão não só entre as personagens como também entre o público e as mesmas, assim como em Lições de Vida (Jeremy Brock, 2006) e Lembranças de um Verão (Scott Hicks, 2001). Embora não haja pitadas de comédia como nos filmes citados anteriormente e sua narrativa seja mais lenta, Uma Estranha Amizade possui Starlet, o chihuahua de estimação de Jane que dá nome à película e que arranca alguns “owns” da plateia por sua graciosidade. O cãozinho é inicialmente recusado pela nova amiga de sua dona, mas faz o coração de Sadie se derreter aos poucos. Afinal, como não simpatizar com Starlet?


Em seu primeiro trabalho como diretor e roteirista, Sean Baker construiu uma história sensível e humana sobre amizade, solidão e casualidade. O título em português conferiria maior sentido ao filme caso o termo “estranha” fosse substituído por “inesperada”, pois nenhuma das duas personagens esperava construir uma amizade como a que foi construída, porém não há nada de estranho no fato, e sim, beleza e delicadeza. A cena final fecha o filme de forma sensivelmente sutil e explica a rigidez de Sadie; não poderia ser melhor.

*Este texto também foi publicado aqui no Almanaque Virtual.


Uma Estranha Amizade (Starlet)

EUA - 2012. 90 minutos.

Direção: Sean Baker

Com: Dree Hemingway, Besedka Johnson e Stella Maeve.


Nota: 3

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...