terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Estudante

Conhecido pelo roteiro de filmes como “Leonera”, “Abutres” e “Elefante Branco”, de Pablo Trapero, o argentino Santiago Mitre fica à frente da direção de seu primeiro longa-metragem, “O Estudante”. Nele, conhecemos Roque, o estudante do título, que já largou dois cursos universitários e vai para Buenos Aires para cursar o terceiro, sem nenhum objetivo concreto. Originário do interior, Roque (Esteban Lamothe) é fisgado pelo mundo da política universitária depois de se interessar por Paula (Romina Paula), uma professora bastante engajada – e atraente – do campus. Pouco a pouco, ele vai se envolvendo com as causas e integrantes do partido de Paula, até estar finalmente integrado ao mesmo a ponto de largar os seus estudos e se dedicar somente à luta pela liderança estudantil em sua universidade.


O mundo da política universitária apresentado a Roque não é muito diferente do universo político fora dela, podendo facilmente ser traçado um paralelo entre ambos. Com um enredo universal, Mitre escancara para o espectador os bastidores da política interna das faculdades públicas e prova, mais uma vez, que somente ideais jovens revolucionários não são páreo frente a um jogo de poder e interesse sem limites. Vemos a ingenuidade inicial de Roque para com a política se esvair gradualmente e se transformar em desilusão ao se dar conta da torpeza presente em seus imorais meandros. A tensão da trama é crescente e repleta de códigos e intrigas para serem desvendados tanto por Roque quanto pelo público, que é convidado a questionar a sua moralidade juntamente ao protagonista.


O que poderia ser uma desvantagem para “El Estudiante” (no original) é convertido em vantagem pela competência de Mitre como diretor, que, com um baixíssimo orçamento, uma trilha sonora marcada, diálogos quase consecutivos e uma câmera por vezes trêmula, deixou um filme com ar documental muito pertinente ao roteiro.

Premiado nos festivais de Toronto, Locarno e BAFICI, “O Estudante” é um thriller político de primeira qualidade, daqueles ascendentes que te prendem sem esforço até o final. E que final!

*Este texto também foi publicado aqui no Almanaque Virtual.


O Estudante (El Estudiante)

Argentina – 2011. 110 minutos.

Direção: Santiago Mitre

Com: Esteban Lamothe, Romina Paula, Richard Felix e Valeria Correa.


Nota: 5

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...